O secretário Regional da Agricultura e da Alimentação dos Açores, António Ventura, assinalou na quarta-feira, no Faial, o Dia Regional do Guarda Florestal, profissionais que considerou serem “activos da sustentabilidade” que em muito contribuem para a preservação e o desenvolvimento da riqueza do património florestal regional.
“Importa reconhecer a importância dos guardas florestais para a nossa Região, pois actuam sobre um grande leque de áreas económicas, lúdicas, sociais e ambientais” afirmou o governante, segundo nota de imprensa do Executivo açoriano.
Os guardas florestais, prosseguiu António Ventura, “fazem parte do desenvolvimento dos Açores, estiveram na abertura de muitos caminhos, possibilitando acessibilidades para a agropecuária e para as comunidades, e asseguraram desde longa data a sensibilização para a conservação da floresta”. “Os açorianos vêem os guardas florestais como guardiões e promotores da nossa floresta e da sua especifica diversidade, que ocupa 30% do território da Região”.
A produção de plantas em viveiro, o acompanhamento dos trabalhos de construção, beneficiação e conservação de caminhos florestais e rurais e a execução de trabalhos de recuperação de pastagens baldias, além da sua manutenção e tratamento, fazem também parte das funções dos guardas florestais dos Açores, realça a mesma nota. Paralelamente, têm ainda competências na gestão dos recursos cinegéticos e piscícolas e na fiscalização da caça e da pesca nas lagoas e ribeiras, assim como na realização de censos.
Dia Regional do Guarda Florestal
O Dia Regional do Guarda Florestal foi instituído em 1997 como reconhecimento público pela importância do papel desempenhado por estes profissionais na valorização e utilização racional dos recursos florestais e naturais dos Açores.
Esteve presente na comemoração o presidente da Câmara Municipal da Horta, Carlos Ferreira, que enalteceu a realização desta celebração na Ilha do Faial e elogiou o trabalho dos guardas florestais nos Açores.
Agricultura e Mar
AGRICULTURA E MAR Revista do mundo rural e da economia do mar
