Início / Agricultura / Açores. Abertas candidaturas aos apoios do POSEI e do PRORURAL+ até 31 de Maio

Açores. Abertas candidaturas aos apoios do POSEI e do PRORURAL+ até 31 de Maio

O Governo Regional dos Açores informa que abriu hoje, 28 de Fevereiro, o período de candidaturas aos apoios directos para a produção animal e vegetal no âmbito do POSEI e do Programa PRORURAL+, para as Medidas Agroambientais (Produção Biológica e Extensificação Pecuária) e na Medida de Apoio a Zonas Sujeitas a Condicionantes Naturais ou outras Condicionantes.

Os agricultores podem fazer as suas candidaturas nos Serviços de Desenvolvimento Agrário das nove Ilhas dos Açores ou nas suas Associações até ao dia 31 de Maio.

Para o secretário Regional da Agricultura e Desenvolvimento Rural torna-se “cada vez mais urgente o apoio às produções agroalimentares locais, tendo em conta a volatilidade do preço e da disponibilidade de algumas matérias-primas”. E adiantou que “o recente conflito entre a Rússia e a Ucrânia veio novamente avisar para a nossa dependência externa alimentar para a alimentação humana e animal”.

António Ventura acrescentou que este ano, como na campanha anterior, não haverá rateios nos apoios anunciados, ou seja, os montantes anunciados, serão os montantes pagos.

Explica ainda o Executivo açoriano que os apoios aos agricultores têm uma justificação comunitária, desde logo, funcionam como uma rede de segurança e tornam a agricultura mais rentável, garantem a segurança alimentar na Europa, ajudam os agricultores a produzirem alimentos seguros, saudáveis e a preços acessíveis, recompensam os agricultores por bens públicos, que normalmente não são pagos pelos mercados, tais como a preservação das zonas rurais e do ambiente e compensam os agricultores pela perda de rendimento.

A agricultura é um negócio arriscado e, muitas vezes, dispêndios, dependendo mais das condições meteorológicas e do clima do que outros sectores, realça o Governo Regional.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Setúbal testa app do projecto europeu RiskPACC de gestão de riscos como incêndios florestais e inundações

Partilhar              A Câmara Municipal de Setúbal foi escolhida para testar uma ferramenta tecnológica de gestão de …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.