Início / Agricultura / Açores: 800 candidaturas de agricultores com perdas de produção devido à seca

Açores: 800 candidaturas de agricultores com perdas de produção devido à seca

O secretário Regional da Agricultura e Florestas revelou hoje, 23 de Agosto, que já foram registadas cerca de 800 candidaturas de agricultores ao apoio que será disponibilizado pelo Governo dos Açores para fazer face à perda de culturas como milho forrageiro ou produtos hortícolas, devido à seca prolongada que se verifica no arquipélago.

“Já recebemos 800 candidaturas, correspondendo a uma área superior a 3.500 hectares, para apoio à perda das culturas de milho forrageiro, e cerca de 130 candidaturas de produção de hortícolas, correspondendo a vários milhares de parcelas afectadas”, adiantou João Ponte, que hoje acompanhou uma equipa técnica de verificação dos prejuízos declarados pelos agricultores na freguesia dos Fenais da Luz, concelho de Ponta Delgada.

Valor do apoio por hectare definido no fim do prazo das candidaturas

O governante, que estava acompanhado pelo director Regional de Agricultura, José Élio Ventura, e pelos presidentes da Associação Agrícola de São Miguel, Jorge Rita, e dos Jovens Agricultores Micaelenses, César Pacheco, salientou que o Governo Regional só irá definir o valor do apoio por hectare após o fim do prazo das candidaturas.

“O prazo de entrega das candidaturas termina no dia 6 de Setembro, mas os controles já se iniciaram. Estamos neste momento com 15% dos controles já efectuados. Vamos, nas próximas semanas, intensificar os controles e dar mais celeridade nos trabalhos de campo, sem pôr em causa a avaliação correta dos prejuízos”, disse João Ponte.

Candidaturas chegam de todas as ilhas

O secretário Regional adiantou que as candidaturas chegam de todas as ilhas, acrescentando que “há mais candidaturas onde se verifica maior seca, como é o caso das ilhas Terceira e São Miguel”.

O titular da pasta da Agricultura destacou ainda que, além deste apoio às perdas de produção, que se trata de um apoio directo ao produtor em função dos prejuízos verificados e em função do valor definido por hectare, quer para o milho forrageiro, quer para os produtos hortícolas, foram também definidos apoios imediatos para a importação de alimentos.

Apoio de 10 mil toneladas de alimentação animal

“Já publicamos uma portaria para o apoio de 10 mil toneladas e vamos renovar, de imediato, este apoio em igual montante. Foi esse o compromisso que o Governo Regional assumiu com a Federação Agrícola dos Açores”, afirmou o secretário Regional.

João Ponte assegurou ainda que a importação de palha e fenos prensados tem sido feita para todas as ilhas, em função do número de animais por ilha, em cooperação com as cooperativas.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Consulta pública sobre Acordo Comercial UE-Canadá termina a 25 de Abril

Partilhar              A Comissão Europeia tem em curso, até dia 25 de Abril de 2024, uma consulta …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.