Início / Agricultura / Aberto convite para 2 novos Grupos Focais da PEI-AGRI, até 21 de Março

Aberto convite para 2 novos Grupos Focais da PEI-AGRI, até 21 de Março

O convite para a participação em dois novos Grupos Focais da PEI-AGRI foi lançado com os seguintes temas: FG 19: Reciclagem de nutrientes; e FG 20: Mobilização sustentável de biomassa florestal.

Cada Grupo Focal é constituído por 20 especialistas (agricultores, silvicultores, consultores, investigadores ou outros actores relevantes em cada um dos temas), que colectivamente devem partilhar conhecimentos e experiências práticas e definir prioridades para o conhecimento, assim como procurar soluções que respondam aos problemas identificados no tema do grupo.

Os seus trabalhos devem ter início em Maio/Junho de 2016 e finalizar no prazo de um ano.

As candidaturas para participação nestes Grupos Focais devem ser apresentadas até ao dia 21 de Março de 2016 – 23h59 (horário de Bruxelas). Saber mais.

Infográfico sobre os Grupos Focais

Inovação

No passado dia 18 de Fevereiro, realizou-se a 4ª reunião do Subgrupo Permanente da Inovação, da Assembleia das Redes Rurais Europeias, que teve por objectivo debater como articular o trabalho entre a rede PEI-AGRI e as redes rurais, de que forma pode a rede PEI-AGRI apoiar melhor os Grupos Operacionais, como podem ser melhor utilizados os resultados dos Grupos Focais e como organizar o trabalho os subgrupos ao longo do ano.

Na reunião a representante da Rede Rural Nacional apresentou a experiência de Portugal para potenciar a participação dos peritos portugueses nos Grupos Focais da PEI-AGRI, bem como para divulgar os seus resultados. Saiba mais.

Portugal é exemplo na capitalização do trabalho dos Grupos Focais

Duas iniciativas portuguesas mereceram destaque na edição de Março de 2016 da folha informativa da PEI-AGRI, sendo apontadas como possíveis boas práticas para dar continuidade, em cada estado-membro, ao trabalho dos Grupos Focais da PEI-AGRI (GF):

  • a reunião com os participantes portugueses nos GF, que a RRN promoveu em Dezembro de 2015 para analisar como dar continuidade ao trabalho desenvolvido nestes grupos (aceda ao documento de conclusões);
  • um grupo informal de agricultores (e, inicialmente, também uma empresa do sector) que, desde há cerca de 15 anos, em reuniões nas respectivas explorações conduzidas com o apoio de um professor universitário, tem vindo a trocar experiência e conhecimento sobre agricultura de conservação, testando na prática a aplicação deste conceito. O tema relaciona-se com o trabalho do GF sobre Matéria Orgânica nas regiões mediterrâneas, no qual participaram alguns dos agricultores deste grupo informal.

Leia a notícia na Folha Informativa da PEI-AGRI (língua inglesa).

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Consulta pública sobre Acordo Comercial UE-Canadá termina a 25 de Abril

Partilhar              A Comissão Europeia tem em curso, até dia 25 de Abril de 2024, uma consulta …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.