Início / Agenda / Aberta a submissão de resumos para o 5º Simpósio Nacional de Fruticultura

Aberta a submissão de resumos para o 5º Simpósio Nacional de Fruticultura

O V Simpósio Nacional de Fruticultura realiza-se a 9 e 10 de Fevereiro de 2023, em Alcobaça, com o objectivo de actualizar o conhecimento técnico-científico do sector sobre temas centrais para a fruticultura nacional, tais como, produção, sanidade, pós-colheita e valorização e novas tecnologias. E já tem aberta a submissão de resumos, tal como as inscrições.

Trata-se de um evento organizado pela APH — Associação Portuguesa de Horticultura, o COTHN-CC — Centro Operativo Tecnológico Hortofrutícola Nacional, o INIAV — Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária, da a Direcção Regional de Agricultura e Pescas de Lisboa e Vale do Tejo, e da Câmara Municipal de Alcobaça, e conta com o apoio do Ministério da Agricultura e da Alimentação.

Refere a Comissão Organizadora que “o sector hortofrutícola duplicou nos últimos 10 anos o valor das exportações, resultado da sua modernização tecnológica e organizacional, aliada ao uso eficiente e sustentável dos factores de produção, contribuindo também para a criação de emprego e, consequentemente, para o aumento da sua importância para o PIB nacional”.

E realça que “nos últimos dois anos a agricultura manteve o seu nível de actividade, demonstrando a sua elevada capacidade de resiliência e profissionalismo, conseguindo manter a cadeia de abastecimento, numa altura em que as outras actividades económicas tiveram que abrandar”.

Aumento dos custos de produção

Numa altura em que o sector enfrenta um “enorme desafio relacionado com o aumento exponencial dos preços dos factores de produção (nomeadamente energia, combustíveis e transportes) e escassez de água, torna-se imprescindível abordar novas e mais eficientes formas de produção. A inovação é, mais do que nunca, indispensável ao aumento da eficiência e competitividade da produção”, frisa a organização do Simpósio.

Tal como nas edições anteriores, pretende-se, nesta 5ª edição, promover o intercâmbio de informação entre investigadores, técnicos e agentes do sector, com um amplo espaço de debate e de divulgação científica e tecnológica, capaz de contribuir para o lançamento de novas estratégias de inovação e competitividade.

Investigação e novas tecnologias

A apresentação de resultados de projectos de inovação e investigação, nomeadamente dos vários Grupos Operacionais da fruticultura, contribuirá decerto para o desenvolvimento do sector.

Com um forte foco nas novas tecnologias, que merece uma área temática especifica nesta 5ª edição, a organização espera poder apresentar os últimos desenvolvimentos tecnológicos que têm ocorrido e que serão a chave para a manutenção do sucesso da fruticultura nacional, promovendo a tão desejada transição digital e energética deste sector.

A submissão dos resumos e as inscrições podem ser feita aqui.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Orçamento Participativo dos Açores tem 32 propostas vencedoras

Partilhar              A edição de 2022 do Orçamento Participativo dos Açores (OP Açores) contou com mais de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.