A região saloia inicia os primeiros apoios à região costeira. A partir de 2 de Outubro está, pela primeira vez, aberto o período para a apresentação de candidaturas que contribuam para o desenvolvimento das zonas costeiras de Mafra e Cascais, em particular nas freguesias de Ericeira, Santo Isidoro, Encarnação e Estoril Cascais.
Através do Grupo de Acção Local Ericeira-Cascais, de que a A2S — Associação para o Desenvolvimento Sustentável da Região Saloia é entidade gestora, vão ser colocados a concurso cerca de 1,5 milhões euros para apoiar pequenos projectos de investimento, enquadrados na Estratégia de Desenvolvimento Local da região e que visem comercializar o pescado, promover os produtos locais, desenvolver novas actividades e serviços ligados ao mar, como o turismo e apoiar a valorização do património marítimo.
São também disponibilizados apoios para o empreendedorismo e para a criação de emprego no quadro do Sistema de Incentivos para o Empreendedorismo e Emprego (SI2E).
Beneficiários
Podem candidatar-se a estes apoios pescadores e respectivas organizações, associações e cooperativas, micro-empresas e entidades públicas.
Os apoios a conceder provêm do Programas Operacionais Mar 2020 e Lisboa 2020 e permitem financiar, a fundo perdido, entre 30 a 85% dos investimentos a realizar.
A A2s recorda que os fundos agora colocados a concurso resultam de uma candidatura apresentada pelos municípios de Mafra e Cascais, em parceria com diversas entidades públicas e privadas ligadas à pesca e ao espaço marítimo da região, no âmbito do Desenvolvimento Local de Base Comunitária (DLBC). No total foram assegurados cerca de 2,4 milhões de euros que serão disponibilizados através de concursos até 2020.
Agricultura e Mar Actual