Início / Agenda / A 1 de Setembro vai andar tudo à tomatada em Almeirim

A 1 de Setembro vai andar tudo à tomatada em Almeirim

“Todos À Tomatada” será a maior “briga” de tomate do País e acontece no sábado, dia 1 de Setembro, pelas 17 horas, no troço da circular urbana, entre a Estrada Velha dos Paços e a Estrada Vale Barrocas, em Almeirim.

O tomate usado neste evento, embora produzido para a indústria transformadora é considerado matéria excedentária e de reduzido valor comercial. Após a actividade, a pasta resultante será recolhida e transformada em alimento animal. Por isso…. “nada se perde, tudo se transforma”, garante fonte da Câmara de Almeirim.

A actividade, organizada pela Associação 20 kms de Almeirim, terá início com um foguete e terminará com outro. É expressamente proibido a utilização de tomates antes do rebentamento do foguete, sob pena de ser retirado/a do recinto.

20.000 Kg de tomate

Nesta primeira realização, a Câmara Municipal de Almeirim, que colabora na organização do evento, prevê a utilização de cerca de 20.000 Kg de tomate, lançados a partir de uma viatura própria e pontos colocados no solo, ao longo do percurso, proporcionando assim uma verdadeira batalha de tomates entre os participantes.

A Associação 20 kms de Almeirim, ao tomar a iniciativa desta realização pretende, para além de proporcionar momentos de boa disposição, divulgar as potencialidades da nossa agricultura, nesta forte componente que é a cultura do tomate para indústria, hoje produzido na sua maioria em grandes áreas de forma mecanizada, por produtores daquele concelho.

Eventual excesso de molho de tomate

Fonte da autarquia diz que no percurso serão colocados pontos de água, do género de chuveiros, como apoio ao “eventual excesso de molho de tomate que os participantes sintam necessidade de aliviar”.

O controlo de entrada no recinto, será realizado mediante a apresentação da t-shirt oficial, devidamente vestida, colocada oportunamente à disposição a troco de “5 tomates”, em locais a designar pela organização.

No final, os participantes poderão utilizar os chuveiros. A recolha e limpeza do espaço será feita imediatamente após a realização do evento, garante a autarquia.

Toda a informação aqui.

VI Festival da Sopa da Pedra e do Petisco

Embora a “briga” em si leve cerca de duas horas, os visitantes poderão usufruir da larga oferta da restauração de Almeirim com a sua forte componente da Sopa de Pedra, ou ainda tirar partido das tasquinhas existentes no VI Festival da Sopa da Pedra e do Petisco, onde poderão degustar, para além da Sopa de Pedra e Caralhotas (pão tradicional), outros produtos e petiscos tradicionais da região, visitar as exposições existentes e assistir ao espectáculo integrado no Festival.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Presidente da Confagri: “é urgente que Governo diga se vai revogar passagem das DRAP para as CCDR”

Partilhar              O presidente da Confagri – Confederação Nacional das Cooperativas Agrícolas, Idalino Leão, já esteve reunido …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.