A feira Wine Paris, o principal ponto de encontro mundial para a viticultura e a economia do vinho em 2025, teve lugar de 10 a 12 de Fevereiro no Paris Expo Porte de Versailles, França. O evento reuniu 4.600 produtores de 50 países e 50.000 profissionais. Portugal teve a terceira maior presença internacional no certame, apenas atrás de Itália e Espanha, em quase 1.600m² de exposição totalizando cerca de 228 expositores (incluindo expositores individuais).
A presença dos expositores portugueses contou com o apoio da ViniPortugal, Associação Interprofissional do Vinho, do IVDP — Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto, da CVR Tejo – Tejo WinesS, da CVR Lisboa, da CVR Vinhos Verdes – Região Demarcada dos Vinhos Verdes e da CVR Lisboa, numa ampla mostra das principais regiões vitivinícolas — Vinho Verde, Porto e Douro, Dão, Lafões, Bairrada, Beira Interior, Alentejo, Lisboa, Tejo, Península de Setúbal, Algarve e Madeira — naquela que foi a maior representação nacional de sempre.
A delegação da AICEP — Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal em Paris apoiou a participação portuguesa e acompanhou a visita do secretário de Estado da Agricultura aos expositores nacionais.
De acordo com os últimos dados do Instituto da Vinha e do Vinho (IVV) (Janeiro a Novembro de 2024), a França torna-se o segundo cliente dos vinhos portugueses (93,5 milhões de euros, uma quebra de cerca de -3,1% face a 2023), depois dos Estados Unidos (94,8 milhões de euros). Seguem-se o Brasil (80,3 milhões de euros com um crescimento de +9,8%), o Reino Unido (79,3 milhões de euros), os Países Baixos (47,3 milhões de euros) e o Canadá (47,3 milhões de euros).
Veja a lista de expositores aqui.
Agricultura e Mar