A campanha de comercialização de Azeite 2022/23 arrancou na área de mercado Alentejo Central e prosseguiu nas áreas de mercado Alentejo Norte, Ribatejo e Beira Litoral, com a cotação do Azeite Virgem Extra (≤ 0,8°) a granel a subir 67,4%, face a igual período do ano passado, para 5,4 euros por quilograma.
Segundo os dados da análise do SIMA – Sistema de Informação de Mercados Agrícolas, GPP — Gabinete de Planeamento Políticas e Administração Geral, do Ministério da Agricultura, relativa à semana de 2 a 8 Janeiro 2023, o garrafão de 5 litros de Azeite Virgem (0,8° ≤ 0,2°) estava a ser vendido a um preço médio de 25 euros (mais 14,5% que em igual período do ano passado).
Já o garrafão de 5 litros de Azeite Virgem Extra (≤ 0,8°) esteve a ser vendido a um preço médio de 29 euros, registando um aumento anual de 31,8%.
Adiantam os técnicos do SIMA que “o produto classifica-se como bom em relação à qualidade, excepto no mercado Beira Litoral que apresenta qualidade média. Nesta área de comercialização, a oferta continua baixa e a procura diminuiu”.
Nas áreas de mercado do Alentejo “registaram-se cotações superiores às verificadas na campanha anterior. No Ribatejo destaca-se a diminuição acentuada da procura, sendo uma situação regular nesta altura do ano”.
Ver também:
Cotações – Azeite e Azeitona – Informação Semanal – 2 a 8 Janeiro 2023
Agricultura e Mar