O Conselho de Ministros da Pescas reúne, presencialmente, nos próximos dias 22 e 23 de Março tendo como um dos pontos de agenda a aprovação das quotas de pesca definitivas para a frota europeia em águas da Noruega, em resultado do acordo recentemente alcançado com aquele país.
O ministro do Mar, Ricardo Serrão Santos, vai estar presente na reunião, em Bruxelas.
Quotas fixadas para o bacalhau
Em paralelo, serão também ajustadas as quotas fixadas para o bacalhau do Svalbard e no âmbito das Organizações Regionais de Pescas, na sequência do Acordo de Comércio e Cooperação entre a União Europeia e o Reino Unido, aprovado já depois do Conselho de Ministros das Pescas de Dezembro 2020.
Finalmente, e uma vez que acordo final com o Reino Unido quanto ao nível dos Totais Admissíveis de Captura (TAC) dos stocks partilhados não foi ainda alcançado, serão estabelecidas novas quotas provisórias até final de Julho, para permitir viabilizar a operação das frotas europeias.
“Ao ser estabelecido o acordo com a Noruega, Portugal já pode pescar bacalhau nas águas da Noruega, o que é relevante para a frota nacional que efectua esta pescaria na presente época do ano”, refere uma nota de imprensa do Ministério do Mar.
Agricultura e Mar Actual