Análise SIMA – Sistema de Informação de Mercados Agrícolas
A produção mundial de milho, na campanha 2018-2019, deverá aumentar cerca de 2,6% em relação à campanha anterior, impulsionada por aumentos de produção no Brasil, Argentina, Ucrânia e EUA (FranceAgriMer).
Os preços de exportação do milho registaram uma evolução decrescente desde os inícios de Agosto, nos principais mercados exportadores.
UE
Na UE, a produção de milho na campanha 2018-2019 é inferior à da campanha anterior, em cerca de 5,5% (Comissão Europeia), devido à seca, que fez diminuir a produtividade, nomeadamente em França e na Roménia.
Devido aos preços elevados de outros cereais forrageiros, estava a aumentar o consumo de milho pela indústria europeia de alimentos compostos para animais.
Portugal
Em Portugal, na campanha 2018-2019, a área semeada com milho de regadio aumentou cerca de 5%, relativamente à campanha anterior. No Alentejo o aumento estava estimado em 2% e no Ribatejo em 15%.
Quanto ao volume de produção, estimamos aumento significativo no Ribatejo, em relação a 2017, mas manutenção do total nacional. Os ventos e a chuva associados à tempestade Leslie provocaram a acama de muitas searas na Beira Litoral.
Na semana em análise, prosseguiram as campanhas de comercialização do milho grão nas áreas de mercado Alentejo e Ribatejo.
A nível nacional, as cotações mais frequentes do milho grão forrageiro variaram entre 165€/ton e 175€/ton.
Comércio internacional
Portugal é importador líquido de cereais. Nos primeiros 9 meses de 2018, o deficit cerealífero em volume agravou-se, tendo aumentado 10%, relativamente ao período homólogo de 2017.
Nos primeiros 9 meses de 2018, o deficit comercial português em cereais aumentou 10%, relativamente ao período homólogo de 2017.
Agricultura e Mar Actual