O ministro da Defesa Nacional, João Gomes Cravinho, acompanhou a visita do Presidente da República de Angola, João Lourenço, à Base Naval de Lisboa e ao Arsenal do Alfeite, no último dia da visita de Estado.
A visita teve início na praça do comando, com os dois Hinos Nacionais de Angola e de Portugal, e uma salva de 21 de tiros. Após as honras militares, o Presidente de Angola, o ministro e a secretária de Estado da Cooperação assistiram a um briefing sobre as capacidades e as missões actuais da Marinha.
Construção naval
A visita prosseguiu no Arsenal do Alfeire, onde assistiram a um briefing sobre a empresa e visitaram a divisão dos sistemas de combate e comunicações, a oficina de compósitos, a construção das lanchas salva-vidas e passaram pela doca seca, onde se encontra um submarino em manutenção.
As relações de cooperação na área da Defesa entre Portugal e Angola remontam à década de 1990, com a assinatura do Acordo de Cooperação no Domínio da Defesa em Luanda a 3 de Outubro de 1996.
Com base neste acordo, os dois países têm desenvolvido programas-quadro, instrumentos bilaterais de carácter indicativo e flexível, constituídos por projectos concretos a executar no terreno. O último programa-quadro 2018-2021 foi assinado a 17 de Maio de 2018.
Agricultura e Mar Actual