O movimento de independentes Mais Porto Santo disse que o Executivo liderado por Miguel Albuquerque “não quer saber dos agricultores” e queixa-se do custo dos transportes de mercadorias (ver aqui). O Governo Regional da Madeira já reagiu em comunicado.
E diz que dizer que o Governo Regional tem um “comportamento abusivo e desonesto” em relação aos agricultores porto-santenses “é manifestamente não conhecer a realidade local”.
Acrescenta o comunicado que, pelo contrário, “tem proporcionado passagens mais baratas no inverno diminuindo a sazonalidade do Porto Santo” e que “desencadeou meios para que o avião cargueiro pudesse operar no Porto Santo aquando a ausência do Lobo Marinho em Janeiro”.
E destaca que os produtos produzidos pelos agricultores da ilha do Porto Santo “são maioritariamente consumidos pela hotelaria local, fruto de um protocolo assinado”.
Reactivado o apoio técnico à ilha
“O Governo Regional orgulha-se do permanente contacto com os agricultores porto-santenses. Nesta legislatura foi reactivado o apoio técnico à ilha do Porto Santo num contacto de proximidade com os agricultores para que conheçam novas técnicas e que possam obter mais qualidade e rendimento através dos produtos singulares desta ilha”, frisa o documento enviado à imprensa.
Paralelamente, acrescenta a mesma fonte, “tem existido uma aposta sem precedentes na agricultura biológica e vários ensaios em diversas culturas para que possa haver uma maior diversificação de produtos, tirando proveito das condições únicas do Porto Santo”.
Aposta na apicultura
Por outro lado, o Executivo liderado por Miguel Albuquerque frisa que a apicultura, foi “reactivada em 2016 fruto dos esforços entre a Secretaria Regional de Agricultura e Pescas e a Direcção Regional para a Administração Pública local”.
O comunicado relembra ainda que, juntamente com o município “tem distribuído raticida para por fim a uma praga de ratos que vinha preocupando os agricultores. Esta acção ainda se mantém”.
Já no sector do mar, o Governo da Madeira garante que será feito um investimento na ordem dos 150 mil euros na reabilitação da lota do Porto Santo.
Agricultura e Mar Actual