As exportações terão representado cerca de 42% do produto interno bruto (PIB) em 2017, tendo-se também registado “um crescimento histórico da quota de mercado”, afirmou o ministro das Finanças, Mário Centeno.
O ministro fez esta declaração no final de um encontro entre o primeiro-ministro António Costa e a directora-geral do Fundo Monetário Internacional, Christine Lagarde, no Fórum Económico Mundial, em Davos, na Suíça.
O ministro sublinhou que em 2017 as exportações portuguesas “cresceram muito mais do que o comércio internacional, o que significa que há uma base de sustentabilidade forte da evolução económico-financeira nacional”.
Enfrentar melhor os desafios
“Isto permitirá enfrentar melhor os desafios futuros, incluindo os da política monetária”, disse Mário Centeno, acrescentando que Portugal “está agora muitíssimo melhor preparado para aquilo que é o futuro da política monetária e económica europeia”.
As exportações portuguesas têm crescido significativamente ao longo da última década, sendo que representavam 31,3% do produto interno bruto em 2007.
Agricultura e Mar Actual