A CAP – Confederação dos Agricultores de Portugal desenvolveu um sistema para consulta de cotações de frutas e produtos hortícolas em mercados grossistas europeus designado Agrimarkets. A informação provém de um conjunto de dez mercados grossistas: Madrid, Barcelona, Frankfurt, Munique, Berlim, Colónia e Hamburgo, Rungis (Paris), Marselha e Toulouse.
As cotações serão actualizadas automaticamente na semana posterior à sua ocorrência. No caso das cotações francesas, os dados serão disponibilizados com cerca de 25 dias de atraso, pelo que apenas são apresentados alguns produtos nestes mercados: pêra Rocha, diversas variedades de maçã, kiwi, diversas variedades de laranja, beringela, courgette e diversas variedades de tomate. As cotações para pêssego, nectarina, uva e damasco serão disponibilizadas a partir do mês de Março.
“A CAP pretende assim contribuir para uma maior acessibilidade a um tipo de informação que usualmente está dispersa e que é fundamental para o quotidiano dos operadores do sector das frutas e produtos hortícolas”, refere fonte da Confederação.
Agricultura e Mar Actual