Início / Agenda / 8º Congresso Europeu de Jovens Agricultores transmitido online a 7 de Dezembro

8º Congresso Europeu de Jovens Agricultores transmitido online a 7 de Dezembro

O 8º Congresso Europeu de Jovens Agricultores realiza-se no próximo dia 7 de Dezembro de 2022, entre as 14h30 e as 17h30, no Parlamento Europeu, em Bruxelas, Bélgica, este ano sob o tema “O papel dos jovens agricultores na segurança alimentar”. um evento que visa promover a agricultura europeia e o desenvolvimento rural, valorizando o papel fundamental desempenhado pelos jovens agricultores neste domínio. O Congresso é aberto ao público, em streaming.

O Congresso, criado em 2012 por iniciativa do eurodeputado do CDS Nuno Melo e da CAP – Confederação dos Agricultores de Portugal, conta com a entrega do Prémio Europeu dos Jovens Agricultores 2022. Estão em disputa projectos de 22 Estados-membros que concorrerão aos seguintes prémios: Melhor projecto digital; Projecto mais resiliente, Melhor projecto de melhoria da área rural.

Mais de 300 participantes de toda a Europa, entre os quais jovens agricultores, decisores políticos e partes interessadas agrícolas, juntam-se ao Congresso para participar num debate aberto sobre os desafios e oportunidades enfrentados pelos jovens agricultores.

O secretário-geral da Confederação dos Agricultores de Portugal, Luís Mira, estará presente no painel de debate sobre o papel dos jovens agricultores na segurança alimentar.

Este ano, o Congresso Europeu de Jovens Agricultores conta com a organização da CAP, dos 5 eurodeputados anfitriões Nuno Melo, Herbert Dorfmann, Simone Schmiedtbauer, Juan Ignacio Zoido e Michaela Šojdrová, da ASAJA — Associação Agrícola de Jovens Agricultores de Espanha e do Partido Popular Europeu (PPE).

Prémio Europeu dos Jovens Agricultores

O Prémio Europeu dos Jovens Agricultores é uma parte essencial do Congresso. destaca e recompensa os jovens agricultores por ideias e práticas sustentáveis ​​e inovadoras que abordam os desafios enfrentados pelo sector agrícola, como renovação geracional, mitigação e adaptação às mudanças climáticas, segurança alimentar e avanços tecnológicos.

Segundo a organização do evento, a renovação das gerações e a entrada dos jovens na agricultura é uma prioridade fundamental da nova Política Agrícola Comum (PAC). Uma grande parte dos agricultores europeus tem mais de 55 anos e apenas 6% têm menos de 35 anos, representando as mulheres apenas 4,9% dos agricultores com menos de 35 anos.

Por outro lado, o número de jovens agricultores diminuiu significativamente de 3,3 milhões em 2005 para 2,3 milhões actualmente. A saída de jovens das zonas rurais e o envelhecimento da população na agricultura são sérios desafios para o desenvolvimento do sector, juntamente com o acesso a terras aráveis ​​e crédito, conectividade digital, adopção de novas tecnologias, escassez de incentivos à cooperação e fornecimento de serviços de assessoria.

E acrescenta que a estratégia “Do Prado ao Prato” para alimentos sustentáveis ​​como parte do novo Pacto Ecológico Europeu, sugere o caminho a seguir para um sistema alimentar transformado da produção ao consumo. A capacidade inata de inovar dos jovens agricultores coloca-os como os pioneiros naturais da transformação do sistema agroalimentar.

Saiba tudo sobre o 8º Congresso Europeu de Jovens Agricultores aqui. Pode registar-se para assistir online, aqui.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Opinião Confagri. Cooperativismo: um setor para o futuro!

Partilhar              Opinião de Nuno Serra, Secretário-Geral Adjunto da Confagri — Confederação Nacional das Cooperativas Agrícolas Existe …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.