Início / Agenda / 8º Congresso da FIPA debate “Desafios da Mudança” do sector agroalimentar

8º Congresso da FIPA debate “Desafios da Mudança” do sector agroalimentar

O 8º Congresso da Indústria Portuguesa Agroalimentar, com o mote “Desafios da Mudança”, realiza-se no Centro Cultural de Belém, em Lisboa, a 7 de Junho de 2022.

Organizado pela FIPA – Federação das Indústrias Portuguesas Agro-Alimentares, o evento trará a debate e reflexão temas estratégicos para a criação de valor para o sector agroalimentar português, como a investigação e inovação, a transição digital, o progresso na cadeia de abastecimento nacional e a sustentabilidade ambiental.

O Congresso marca também a celebração dos 35 anos da FIPA e será, nas palavras do seu presidente, Jorge Tomás Henriques, “um momento agregador, dedicado ao debate sobre os principais desafios que se colocam à indústria portuguesa agroalimentar na construção de um futuro mais inovador, competitivo e sustentável”.

As inscrições para o evento, aberto a associados e não associados, terminam a 30 de Maio e podem ser feitas online aqui.

Ministra da Agricultura na sessão de abertura

A sessão de abertura conta com a intervenção, através de mensagem de vídeo, do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e com a presença da ministra da Agricultura e da Alimentação, Maria do Céu Antunes, do presidente da CIP, António Saraiva, e do presidente da FIPA, Jorge Tomás Henriques.

O economista João Costa Pinto irá a abrir a sessão de debates com uma palestra sobre “A Economia global em tempos de mudança”.

Os trabalhos prosseguem depois com a realização de quatro painéis com oradores de referência. O primeiro, dedicado aos Riscos e Desafios da Cadeia de Abastecimento, terá uma apresentação inicial de Pedro Miguel Silva, Associate Partner na Deloitte e terá como oradores António Serrano, Professor Catedrático da Universidade de Évora; Gonçalo Lobo Xavier, director-geral da APED; Nuno Santos, chief comercial officer da Sovena; e José Romão Braz, presidente da IACA.

O segundo painel do dia, composto por Ana Trigo de Morais, CEO da Sociedade Ponto Verde; António Casanova, CEO da Unilever-FIMA; Filipe de Botton, presidente executivo da Logoplaste; e Rui Miguel Nabeiro, presidente da Câmara de Comércio e Indústria Portuguesa, será dedicado à Competitividade Sustentável e aos Modelos de Gestão e a apresentação guia ficará a cargo de Leonardo Mathias, Presidente SDR Portugal.

A Transição Digital na Estratégia Empresarial é o tema a debater no terceiro painel, com a apresentação condutora por Armindo Monteiro, CEO da Compta, onde participam Pedro Duarte, director de Assuntos Corporativos, Externos e Legais da Microsoft; Pedro Matias, presidente do Instituto de Soldadura e Qualidade; Vanda de Jesus, directora executiva da Portugal Digital; e um representante do Serviço de Informações e Segurança.

O último painel, onde se discutirá a Inovação e os Sistemas Alimentares, tem participação de António Graça, director de Investigação e Desenvolvimento da Sogrape; Begoña Ruiz, directora de tecnologias da AINIA; Jorge Portugal, director-geral da COTEC; e Pedro Simas, director do Centro de Investigação Biomédica da UCP. Este painel será introduzido por Tim Hogg, vice-presidente da ETP Food for Life.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

IFAP paga 119 M€ de apoios aos sectores agroflorestal e das pescas em Setembro

Partilhar              O Ministério da Agricultura e da Alimentação informa que, no final do mês de Setembro …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.