A 41ª Ovibeja, com o lema + Agricultura + Futuro, abre portas esta quarta-feira, 30 de Abril, a partir das 10h00, com a presença do ministro da Agricultura, José Manuel Fernandes e do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, a partir das 12h00.
Em ano de eleições e época de pré-campanha eleitoral, a Ovibeja está a ser contactada pelos principais partidos para visitas dos candidatos às eleições legislativas. No dia da abertura da feira já está confirmada a presença de Pedro Nuno Santos, candidato pelo Partido Socialista (PS) a primeiro-ministro.
A Ovibeja, organizada pelo ACOS – Associação de Agricultores do Sul, evento impulsionador do sector agrícola, destaca-se pela sua “projecção nacional e internacional e pela voz que assume na defesa dos interesses da região. A aguardar a presença de mais de 100 mil visitantes, esta edição da Ovibeja vai reflectir, através do seu tema principal, sobre a importância da agricultura como motor de desenvolvimento sustentável frente aos desafios globais”.
Entre estes destacam-se as alterações climáticas, a preservação ambiental face à necessidade de garantir e adaptar a produção alimentar a uma população mundial crescente, à escassez de recursos e, no contexto nacional, a problemáticas como o envelhecimento da população, incluindo a classe agrícola, o despovoamento das zonas rurais do interior, avança uma nota de imprensa da organização do certame.
Mão-de-obra imigrante
Uma das medidas reflectidas no combate ao despovoamento é o recurso a mão-de-obra imigrante, sendo que “a ACOS tem trabalhado, através da sua responsabilidade social, a mais adequada integração destes trabalhadores. Tem dinamizado parcerias de reflexão e procura de soluções que melhor se adeqúem a esta problemática”, adianta a mesma nota.
Esta vai ser uma questão presente num colóquio organizado pela ACOS em parceria com a Incubadora Social do Baixo Alentejo, no dia 1 de Maio, às 11h00. Através dos muitos outros colóquios agendados para todos os dias da feira – de 30 de Abril a 4 de Maio – uma das tónicas a ser abordada é o da renovação geracional no sector agrícola, que vai ser reflectida, além de outros, no colóquio da organização “+ Agricultura + Futuro”, a decorrer no dia 2 de Maio, no Auditório ACOS.
Além da sua expressão agrícola, a Ovibeja é uma feira que vai ao encontro dos interesses de todos os públicos com produtos e serviços dos mais de mil expositores presentes e, entre muitos outros eventos, conta com iniciativas culturais, desde os grandes concertos da noite, até às múltiplas actividades socioculturais e lúdicas a acontecer todos os dias em diferentes horários e espaços.
O Cante alentejano, além da sua expressão espontânea e diária, vai ter um momento alto no dia 3, sábado, pela presença e actuação de mais de duas dezenas de grupos corais da zona da grande Lisboa através da iniciativa “Comboio do Cante”. Esta é uma acção realizada em colaboração com a Casa do Alentejo em Lisboa, com o apoio da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo e da Câmara Municipal de Beja.
De salientar que no primeiro dia a entrada é gratuita até às 20h00, uma acção que conta com o apoio do Município de Beja.
Toda informação sobre a 41ª Ovibeja aqui.
Agricultura e Mar
AGRICULTURA E MAR Revista do mundo rural e da economia do mar
