Início / Agenda / 40ª edição da Ovibeja já está marcada: realiza-se de 30 de Abril a 5 de Maio de 2024

40ª edição da Ovibeja já está marcada: realiza-se de 30 de Abril a 5 de Maio de 2024

A organização da 39ª Ovibeja, a cargo da ACOS – Associação de Agricultores do Sul, faz um “balanço muito positivo da feira, que teve este ano mais visitantes, esteve mais organizada, melhorada em muitos aspectos, o que, em grande parte se deve também aos expositores que têm vindo, de ano para ano, a aumentar a qualidade e o profissionalismo dos seus espaços”.

Em termos de visitantes “superou em muito as últimas edições, tendo ultrapassado largamente a barreira das cem mil pessoas”, adianta a ACOS em nota de imprensa.

A entidade organizadora da Feira começa agora a pensar a próxima edição, a decorrer de 30 de Abril a 5 de Maio de 2024, para a qual vai ser “preparado um programa especial comemorativo dos seus 40 anos”.

A 39ª Ovibeja teve este ano mais animais e maior diversidade, o Campo da Feira teve também uma exposição de maquinaria agrícola muito relevante, do mesmo modo que as actividades lúdicas dirigidas às crianças foram mais diversificadas e com maiores dinâmicas. No que diz respeito à equitação, a Ovibeja contou com um programa muito superior ao que é habitual, com muita assistência às diversas provas, acrescenta a mesma nota.

Comunicação na agricultura 

A feira contou ainda com uma exposição temática sobre comunicação na agricultura que foi muito apreciada pelos inúmeros visitantes. Também a “quantidade e qualidade dos colóquios, promovidos por diversas organizações, permitiu discussões sobre temas tão diversificados como o regadio, o pastoreio extensivo, a certificação de produtos, a sanidade animal, a agricultura de precisão, e sobre o Aeroporto de Beja e as necessárias acessibilidades terrestres e ferroviárias”.

Integrou ainda o 12º Concurso Internacional de Azeite Virgem Extra – Prémio CA Ovibeja, com entrega de prémios no decorrer do evento. Um destaque final para os concertos e outros eventos culturais e de diversão que levaram muitos milhares de visitantes ao recinto da Ovibeja.

Organizada pela ACOS — associação de agricultores com cerca de dois mil associados — a Ovibeja integrou ainda como foco os grandes problemas que a agricultura enfrenta no imediato. Rui Garrido, presidente da ACOS e da Comissão Organizadora da Ovibeja sustenta que “a seca e a entrada em funcionamento do Plano Estratégico da Política Agrícola Comum são duas situações que deverão merecer uma atenção especial do Ministério da Agricultura”. Estes temas foram abordados com todos os partidos políticos que visitaram o evento e também com os deputados da Comissão Parlamentar de Agricultura e Pescas e da Comissão de Ambiente e Energia, assim como com o Presidente da República.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Inspectores de navios de São Tomé e Príncipe treinam na DGRM

Partilhar               A DGRM – Direcção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos informa que esta semana …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.