Início / Agricultura / 34% do olival de Alqueva tem investimento espanhol

34% do olival de Alqueva tem investimento espanhol

O principal investimento estrangeiro em Alqueva é espanhol e é feito na cultura do olival, onde detinha, em 2022 34% do investimento. As primeiras grandes áreas de olival moderno instalados em Alqueva são responsabilidade de investidores espanhóis. Com o tempo os portugueses foram adquirindo conhecimento da nova forma de condução do olival e também investiram em novos olivais, sendo responsáveis por mais de metade do investimento nesta cultura, refere o Anuário Agrícola de Alqueva 2022, publicado pela EDIA – Empresa de Desenvolvimento e Infra-estruturas do Alqueva.

A cultura do olival é a mais importante nos perímetros de rega do Alqueva, ocupando em 2022 uma área de cerca de 72.000 hectares, que correspondem a cerca 52% da área de rega de Alqueva. “O potencial de crescimento da cultura mantém-se estável e prevê-se que o consumo mundial continue a aumentar na mesma proporção dos anos anteriores”, referem os técnicos da EDIA.

E adiantam que as condições edafoclimáticas e de mercado criam uma conjuntura favorável ao contínuo crescimento das áreas de olival nos blocos de rega do Perímetro de Alqueva, acrescentando que “existem grandes e médios produtores de olival, com lagar próprio e a exportarem grande parte da produção para o mercado internacional. Como exemplo pode referir-se, Nutrifarms (empresa grupo Sovena), De Prado, Herdade Maria da Guarda e outros”.

Por outro lado, o Anuário realça que nos últimos anos os investimentos em olival, não se têm cingido unicamente á plantação de novas áreas, tem ocorrido também a substituição de olivais em copa, por olivais em sebe. Na tentativa de redução da dependência de mão-de-obra, na condução do olival, os investidores têm optado pela solução que permite uma maior mecanização das operações.

Pode consultar o Anuário Agrícola de 2022 aqui.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Governo Regional propõe novo Parque Marinho dos Açores

Partilhar              O Conselho do Governo Regional dos Açores, reunido no dia 12 de Junho de 2024, …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.