Início / Agricultura / 28 de Novembro de 2021 marca a primeira celebração anual do Dia do Mediterrâneo

28 de Novembro de 2021 marca a primeira celebração anual do Dia do Mediterrâneo

O novo Dia do Mediterrâneo vai ser celebrado pela primeira a 28 de Novembro 2021, com o objectivo de reconhecer a cultura Mediterrânica, acolhendo a grande diversidade da região, bem como alertar para a necessidade de todos os países trabalharem em conjunto.

As comunidades e culturas já trocam ideias, negócios e aprendizagens através do mar há muito tempo. Este dia serve para fortalecer estes laços, promover o diálogo e destacar os resultados conseguidos na região, bem como falar de assuntos de interesse e mobilizar vontade política e recursos para responder aos desafios conjuntos, refere uma nota de imprensa da União para o Mediterrâneo (UpM).

Para o secretário geral da UpM, Nasser Kamel, “o Mediterrâneo é a nossa casa e o nosso sustento, a nossa história e o nosso futuro”. “Estamos a passar por grandes desafios enquanto região, mas também temos um grande potencial e o Dia do Mediterrâneo é uma oportunidade fantástica para celebrarmos tudo o que fizemos e que podemos fazer se trabalharmos juntos”.

De forma a informar a população sobre este novo dia, a UpM criou um trailer, ao qual se junta a campanha “Mediterranean in One Word”, onde diferentes personalidades de várias áreas partilharam uma palavra que utilizam para descrever o Mediterrâneo, e contexto útil para alertar para importância do dia, que serve para reflectir a nossa identidade partilhada, origem e o que nos une enquanto povo do Mediterrâneo.

6.º Fórum Regional da UpM

No âmbito das celebrações, o 6.º Fórum Regional da UpM vai acontecer a 29 de Novembro de 2021 em Barcelona. O fórum vai juntar os ministros dos Negócios Estrangeiros dos 42 Estados-membros da União para o Mediterrâneo e vai ser liderado pela co-presidência da UpM, assumida por Josep Borrell, Alto Representante para os Negócios Estrangeiros e Política de Segurança da UE e vice-presidente da Comissão Europeia, e Ayman Safadi, ministro dos Negócios Estrangeiros da Jordânia. Antes da conferência terá lugar uma reunião de ministros da União Europeia – Vizinhança Meridional para rever o progresso na implementação da nova agenda para o Mediterrâneo.

Para comemorar o aniversário do Processo de Barcelona, que lançou a parceria euro-mediterrânica neste dia em 1995, o Dia do Mediterrâneo mostrará os resultados das iniciativas criadas pelos governos, organizações internacionais e regionais, instituições financeiras, agências de desenvolvimento, sociedade civil e organizações do sector privado – qualquer pessoa ou organização que tenha trabalhado para melhorar a cooperação e integração na região.

Em 2020, os 42 Estados-membros da UpM declararam o 28 de Novembro como o Dia do Mediterrâneo, data a ser celebrada anualmente. Tal como foi referido na conclusão oficial do 5.º Fórum Regional, “com o objectivo de criar uma identidade mediterrânica e aumentar a visibilidade da cooperação global, o Dia do Mediterrâneo vai dar a oportunidade de organizar eventos na região com o objectivo de fortalecer os laços, promovendo trocas interculturais e o diálogo, e abraçando a diversidade da região”.

Saiba tudo sobre o Dia do Mediterrâneo aqui.

A União para o Mediterrâneo é uma instituição intergovernamental que reúne os Estados-membros da União Europeia e 15 países do Sul e do Leste do Mediterrâneo, que tem por objectivo promover o diálogo e a cooperação.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

PDR 2020 tem mais 46 M€ para apoio à aquisição e instalação de painéis fotovoltaicos na agricultura, na transformação e aproveitamentos hidroagrícolas

Partilhar              O Ministério da Agricultura e da Alimentação informa que estão abertas as candidaturas para aquisição …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.