Início / Agricultura / 265 anos da Região Demarcada do Douro comemorados com distinções Douro + Sustentável

265 anos da Região Demarcada do Douro comemorados com distinções Douro + Sustentável

O encerramento das comemorações dos 265 anos da Região Demarcada do Douro (RDD) realizou-se no dia 28 de Novembro, no Hotel Six Senses Douro Valley, em Lamego, através de um almoço vínico onde foram atribuídas as distinções “Douro + Sustentável”, que visam destacar projectos de sucesso nas áreas do enoturismo, da vitivinicultura e da enologia.

A entrega destas distinções, pelo Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto (IVDP), surge pela “importância acrescida que estes projectos de inovação assumem no enriquecimento e promoção do património vinícola do Douro Vinhateiro” refere uma nota de imprensa do Instituto.

Na cerimónia, o secretário de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Rural, Rui Martinho, referiu que “perante projectos que se destacaram na preservação e promoção da vitalidade e sustentabilidade do território duriense, congratulo todo o sector por se ter adaptado e reinventado para, mesmo nestes tempos desafiantes, continuar a crescer, a chegar aos consumidores e a preservar este património que tanto nos orgulha”.

Novas medidas de apoio

“E é com o objectivo de apoiar o sector que serão lançadas, até ao final do mês, novas medidas de apoio: a medida VITIS – Campanha 2022-2023, com uma dotação de 50 milhões de euros, e a medida Destilação – Campanha 2021-2022, com uma dotação de 3 milhões de euros. Já até ao final do ano, abrirá a medida de Apoio à Promoção de Vinhos em Mercados Terceiros, com uma dotação de 6 milhões de euros”, realçou Rui Martinho.

Distinções

Adianta a mesma nota de imprensa que a enóloga Joana Pinhão, uma das faces da nova geração de enólogos que alia a ciência ao conhecimento das tradições durienses em vias de esquecimento, foi a distinguida na categoria Enologia.

A distinção “Douro + Sustentável” Viticultura foi partilhada entre a Associação para o Desenvolvimento da Viticultura Duriense (ADVID) e a Associação Portuguesa para a Diversidade da Videira (PORVID) pelos projectos científicos pioneiros de identificação e conservação das castas.

No campo do Enoturismo, a Quinta da Casa Amarela foi premiada pelo seu caso de sucesso de divulgação do território através da oferta turística, mantendo a raiz acolhedora de uma casa duriense, partilhando a sua história e promovendo o património.

A categoria de Revelação distinguiu a Paulo Coutinho Wines, pela construção de uma nova marca inovadora, destacando-se como proposta valorizadora da RDD e dos seus produtos.

A programação do aniversário da RDD iniciou-se a 10 de Setembro, com o Port Wine Day e contou ainda com a internacionalização das comemorações com a realização de provas comentadas de Vinho do Porto online, com a participação de mais de 220 especialistas de diferentes pontos do globo.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Captura de de pescado aumenta 67% em Novembro de 2021

Partilhar               O volume de capturas de pescado em Portugal, em Novembro de 2021, aumentou 66,7% …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.