Início / Agricultura / 24H Agricultura Syngenta teve a edição mais participada de sempre

24H Agricultura Syngenta teve a edição mais participada de sempre

A 5ª edição das 24H Agricultura Syngenta foi a mais participada de sempre, 150 estudantes de 10 universidades e três escolas profissionais agrícolas portuguesas superam os desafios de mais de 30 provas, durante 24 horas consecutivas, na Escola Superior Agrária de Santarém, a 9 e 10 de Abril, reforçando as suas competências para contribuir para uma agricultura sustentável.

A equipa “Marfadecos”, composta por estudantes do 2º ano da licenciatura de Engenharia Agronómica do Instituto Superior de Agronomia, da Universidade de Lisboa venceu esta competição formativa.

Os estudantes realizaram diversas provas, entre as quais calibrar pulverizadores para aplicação segura e eficiente de produtos fitofarmacêuticos num pomar, usando a tecnologia Caliset; identificar problemas fitossanitários numa vinha e calcular a dose de produto fitofarmacêutico a aplicar em função do estado fenológico das videiras e pôr em prática o correcto armazenamento de produtos fitofarmacêuticos de forma segura, no armazém.

Outra das provas proposta pela Syngenta foi a plantação de tomate, seguida de instalação de um sistema de rega gota-a-gota na parcela.

Operation Pollinator

A sementeira de margens multifuncionais Operation Pollinator foi uma das provas mais apreciadas pelos estudantes, que ficaram a conhecer este programa da Syngenta que visa aumentar a biodiversidade na agricultura, através da criação de habitats favoráveis para insectos polinizadores e auxiliares. Estas margens de prados floridos contribuem também para evitar potenciais contaminações das águas e perda de solo por erosão.

A Agricultura de Conservação foi o tema da prova proposta pela Anipla — Associação Nacional da Indústria para a Protecção das Plantas, explicando aos estudantes os benefícios de proteger e conservar o solo através de boas práticas de controlo do escorrimento superficial, tais como as culturas de cobertura e os restolhos de diferentes origens.

“Esta competição foi muito enriquecedora, tanto ao nível social como curricular. Trabalhámos com espírito de equipa e conseguimos superar os desafios. A prova de que mais gostámos foi a da calibração de pulverizadores e aplicação de tratamento no pomar e a prova de sementeira das margens Operation Pollinator surpreendeu-nos, porque desconhecíamos este projecto da Syngenta”, afirma Gonçalo Martins, o líder da equipa vencedora da 5ª edição das 24H Agricultura Syngenta, concluindo que “a competição está muito bem organizada, sem dúvida que voltaremos a participar na edição de 2023”.

“A Syngenta participa nas 24H Agricultura desde a primeira edição, em 2016, e desde então já percorremos cinco universidades e politécnicos com o objectivo de ajudar os estudantes de Ciências Agrárias a estabelecer um contacto próximo com a realidade do mercado de trabalho e de contribuir para a sua formação ao nível das boas práticas agrícolas para a produção de alimentos seguros com o mínimo impacto no meio ambiente”, afirma Felisbela Torres de Campos, head of regulatory & business sustainability da Syngenta em Portugal, explicando que esta iniciativa está em linha com o Good Growth Plan 2.0, o plano de compromissos da Syngenta com a agricultura sustentável.

Agricultura Regenerativa em Bragança em 2023

A 6ª edição das 24H Agricultura Syngenta, a realizar na Primavera de 2023, terá como tema a Agricultura Regenerativa e será realizada na Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Bragança.

Esta competição formativa é organizada pela Associação Portuguesa de Horticultura, em parceria com a IAAS Portugal – Associação Internacional de Estudantes de Agricultura e Ciências Relacionadas e a SFORI, empresa de formação experiencial.

 

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

IFAP paga 119 M€ de apoios aos sectores agroflorestal e das pescas em Setembro

Partilhar              O Ministério da Agricultura e da Alimentação informa que, no final do mês de Setembro …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.