Início / Agricultura / 20 de Maio é Dia Mundial da Abelha

20 de Maio é Dia Mundial da Abelha

O Dia Mundial da Abelha comemora-se a 20 de Maio. Trata-se de uma iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU) que teve início em 2018 e que tem por objectivo sensibilizar a população sobre o papel essencial das abelhas e dos outros polinizadores para a saúde humana e do planeta, assim como sobre os muitos desafios e ameaças que estas espécies enfrentam.

Em 2022, a FAO — Organização para a Alimentação e Agricultura promove a sensibilização sobre a diversidade das abelhas e dos sistemas apícolas sob o mote “Compromisso com as abelhas” (“Bee engaged”).

A manutenção dos sistemas agrícolas e o abastecimento global de alimentos, e em consequência, a eliminação da fome nos países em desenvolvimento, depende em grande parte do papel dos polinizadores, grupo do qual as abelhas fazem parte.

Cerca de 90% das espécies de plantas e flores silvestres dependem total ou parcialmente da polinização. E quase 35% da produção agrícola global depende de polinizadores como abelhas, pássaros e morcegos, que melhoram os rendimentos de 87% das culturas alimentares mais cultivadas no Mundo, bem como muitas plantas medicinais. Globalmente, três quartos das culturas que produzem frutos ou sementes para consumo humano dependem, pelo menos em parte, de polinizadores.

Os polinizadores também desempenham um papel crucial na manutenção e melhoria da biodiversidade, beneficiando assim a resiliência das plantas às mudanças climáticas e outras ameaças ambientais.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Cotações – Cereais – Informação Semanal – 13 a 19 Junho 2022

Partilhar              Análise SIMA – Sistema de Informação de Mercados Agrícolas Cereais Outono-Inverno Esta semana foi dada …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.