Início / Agenda / 2.º Fórum da Agropecuária Biológica AçoresBio arranca a 20 de Maio no Faial

2.º Fórum da Agropecuária Biológica AçoresBio arranca a 20 de Maio no Faial

O 2.º Fórum da Agropecuária Biológica AçoresBio – este ano AçoresBio22 – arrancará na Ilha do Faial, de 20 a 22 de Maio, e vai contar com um vasto leque de actividades, onde se destacam quatro ‘workshops’, momentos de prova de produtos bio e uma exposição sobre o modo de produção biológica, destinadas a produtores e ao publico em geral.

Estas iniciativas, também integradas na Feira Agrícola e Comercial, que vai decorrer nos mesmos dias, vão integrar o ‘workshop’ “Espiral de melíferas, aromáticas e medicinais”, dinamizado por Miguel Almeida; o ‘workshop’ “A sementinha que queria ser gigante”, destinado ao público infantil e dinamizado pela Trybio, assim como os ‘workshops’ “Poda de fruteiras” e “Enxertia de fruteiras”, dinamizados por Jorge Azevedo.

O Fórum Açores Bio, que este ano tem como tema de destaque “Agropecuária Biológica – Um caminho para a autonomia alimentar”, vai passar por todas as ilhas da região, à semelhança do ano passado, contando com actividades diversas, como seminários, palestras, ‘workshops’, ‘showcookings’, provas de produtos, intercâmbios, bio roteiros, actividades específicas junto do publico escolar, entre outras.

A edição deste ano surge na sequência do 1.º fórum da Agropecuária biológica que, entre Junho e Novembro de 2021, visitou as nove ilhas dos Açores e incluiu nove seminários, 33 oradores, 16 ‘workshops’, nove ‘showcookings’, dois bio-roteiros e dois intercâmbios de produtores, num total de 38 iniciativas, abrangendo cerca de mil participantes, explica uma nota de imprensa do Executivo açoriano.

Fórum da Agropecuária dos Açores

O Fórum da Agropecuária dos Açores é uma iniciativa conjunta do Governo dos Açores, através da Secretaria Regional da Agricultura e do Desenvolvimento Rural e do Movimento Associativo do sector, representado pela Trybio, BioAzorica e Federação Agrícola dos Açores.

Tem como objectivos promover uma discussão alargada sobre agricultura e pecuária biológicas, juntando produtores, técnicos, investigadores e consumidores, associações e cooperativas, indústria, distribuição, comércio e serviços públicos e privados, assim como criar uma rede regional de cooperação, conhecimento e capacitação.

Para além disso, o evento visa divulgar a investigação e fomentar a inovação, quer na agricultura biológica, quer na transformação e valorização dos respectivos produtos, assim como sensibilizar, informar, formar e capacitar para o modo de produção biológico.

O Fórum da Agropecuária dos Açores pretende ainda apresentar e promover os produtores e produtos biológicos dos Açores, incentivar a autonomia alimentar dos Açores, a economia circular, a bio economia, os circuitos curtos de comercialização, promover a qualidade do ambiente, de vida, a saúde, a prevenção e o combate à doença e o equilíbrio social, como também contribuir para mitigar os grandes desafios globais como as alterações climáticas e as crises sanitárias.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Cotações – Cereais – Informação Semanal – 13 a 19 Junho 2022

Partilhar              Análise SIMA – Sistema de Informação de Mercados Agrícolas Cereais Outono-Inverno Esta semana foi dada …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.