Início / Agenda / 1º Encontro Apícola do Observatório do Sobreiro e da Cortiça, arranca a 1 de Abril

1º Encontro Apícola do Observatório do Sobreiro e da Cortiça, arranca a 1 de Abril

O Observatório do Sobreiro e da Cortiça realiza nos dia 1 e 2 de Abril o 1º Encontro Apícola. O programa do dia 1 de Abril prevê a realização de uma acção de formação sobre o Plano de Acção para a vigilância da vespa velutina, organizado em parceria com a DGAV – Direcção Geral da Alimentação e Veterinária, FNAP – Federação Nacional dos Apicultores de Portugal, GTF – gabinetes Técnicos Florestais, INIAV – Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária, ICNF – Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas e GNR.

No dia 2 de Abril vai realizar-se um seminário sobre “Apicultura – A sua importância para a sustentabilidade do mundo rural”.

O evento realiza-se , em Coruche, Zona Industrial do Monte da Barca, lote 41.

Programa dia 1 Abril – Acção de Formação: Plano de acção para a vigilância e controlo da Vespa velutina em Portugal

Programa dia 2 Abril – Seminário “Apicultura – A sua importância para a sustentabilidade do mundo rural”

O Observatório do Sobreiro e da Cortiça tem como objectivo ser uma estrutura de valorização do montado de sobro como nicho ecológico de grande valor, funcionando para tal em parceria com as associações de produtores, universidades, investigadores e associações empresariais. Deste modo, pretende criar dinâmica entre o sector público e as empresas do sector, criando parcerias nas áreas da investigação fitossanitária e genética do sobreiro, e de todos os produtos a este associados, e do desenvolvimento de sistemas de inovação de produção.

Projecto premiado

O Observatório do Sobreiro e da Cortiça foi desenhado pelo arquitecto Manuel Couceiro com o intuito de criar uma orgânica que remeta para a metáfora do sobreiro enquanto elemento vivo. Este tem como objectivo tornar-se numa estrutura de valorização do montado de sobro como nicho ecológico de grande valor, funcionando, para tal, em parceria com associações de produtores, universidades, investigadores e associações empresariais.

Inaugurado pela Câmara Municipal de Coruche em 2009, é detentor de uma Menção Honrosa na categoria de Melhor Projecto Público 2014, dos prémios de Turismo do Alentejo e Ribatejo 2014. Foi distinguido pela plataforma UM Cidades com o Prémio Município do Ano Portugal 2015 – Região do Alentejo.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

PS Açores acusa Governo Regional de falhas na gestão das quotas pesqueiras

Partilhar              O Partidos Socialista (PS) dos Açores entregou um requerimento ao Governo Regional dos Açores, intitulado …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.