Início / Agenda / 13ª edição do Prémio Nacional de Agricultura tem candidaturas abertas até 31 de Outubro

13ª edição do Prémio Nacional de Agricultura tem candidaturas abertas até 31 de Outubro

As candidaturas à 13ª edição do Prémio Nacional de Agricultura (PNA) estão abertas até 31 de Outubro de 2024. Trata-se de uma parceria entre o BPI e a Medialivre (Correio da Manhã e Negócios), que conta com o alto patrocínio do Ministério da Agricultura e Pescas e o apoio da PwC e tem como objectivo reconhecer os melhores projectos e profissionais do sector agrícola que se destacam pela sua capacidade de inovação, sustentabilidade e resiliência.

Nesta 13ª edição, o Prémio Nacional de Agricultura “manterá o seu foco nos pilares fundamentais da Sustentabilidade e Inovação, reconhecendo a importância da produção agrícola consciente, que alia a preservação ambiental à rentabilidade, e da inovação tecnológica, essencial para enfrentar os desafios actuais, como as mudanças climáticas e a implementação de práticas agrícolas mais eficientes”, refere fonte institucional do BPI.

Na categoria Sustentabilidade serão valorizadas empresas que se distingam pelas políticas ESG (ambiente, social e governação), nomeadamente através da valorização do património ambiental, dos trabalhadores e da sociedade envolvente, incluindo a promoção da economia local e nacional. No caso da categoria Inovação serão reconhecidas empresas de qualquer sector de actividade que desenvolvam soluções disruptivas e inovadoras (processos, produtos, novos projectos) para a agricultura, agroindústria, florestas e pecuária.

Serão ainda atribuídos prémios na categoria especial “Institucional” (por nomeação), com o objectivo de reconhecer entidades relevantes ou projectos que promovam a investigação, o conhecimento e o envolvimento do Sistema Científico e Tecnológico Nacional, na procura das melhores soluções para o sector.

O PNA vai ainda distinguir uma Personalidade pelo seu percurso e relevante contributo para os sectores da agricultura, agroindústria, florestas e pecuária.

Candidaturas

Em 12 anos, o PNA recebeu mais de 11 mil candidaturas e atribuiu cerca de 160 prémios e menções honrosas.

As candidaturas deverão ser efectuadas, até 31 de Outubro, exclusivamente online, no site do Prémio Nacional de Agricultura (aqui). As candidaturas serão avaliadas pela PwC, por Comités Técnicos e por um Júri. Os vencedores serão anunciados em Fevereiro de 2025.

A administradora do BPI, Ana Rosas Oliveira, espera nesta edição “vir a receber candidaturas de projectos com impacto, que permitam a partilha de boas práticas, mas, acima de tudo, que sejam inspiradores e ajudem a levar a agricultura nacional a superar-se uma vez mais”.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

CNA diz que Montenegro confirma extinção das DRAP e exige “esclarecimento cabal do Governo”

Partilhar              A direcção da CNA — Confederação Nacional da Agricultura considera que o primeiro-ministro, Luís Montenegro, …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.