Início / Agricultura / 137 mil toneladas. Arroz com menor produção dos últimos vinte anos

137 mil toneladas. Arroz com menor produção dos últimos vinte anos

A produção de arroz deverá rondar as 137 mil toneladas, o que a posiciona como a segunda menos produtiva dos últimos vinte anos (apenas em 2005, numa das mais intensas secas do século, a produção foi menor: 126 mil toneladas).

Diz o Boletim Mensal da Agricultura e Pescas – Outubro de 2020, do Instituto Nacional de Estatística (INE) que para este resultado contribuíram quer a diminuição da área instalada, quer as baixas produtividades alcançadas (ao nível da campanha anterior, uma das menos produtivas dos últimos vinte e cinco anos).

A área instalada diminuiu em consequência das obras de reabilitação do aproveitamento hidroagrícola do Vale do Sado, que interromperam o fornecimento de água a cerca de 3 mil hectares de canteiros de arroz, não semeados esta campanha, dizem os técnicos do INE.

Baixa produtividade

Quanto à baixa produtividade, esta “é resultado de povoamentos irregulares no Ribatejo e Oeste e no Alentejo, de problemas de alagamento dos canteiros em algumas searas na Península de Setúbal, de dificuldades crescentes no controlo de infestantes e de diversas situações de acama em campos menos protegidos dos ventos fortes (nomeadamente dos ocorridos aquando da passagem da tempestade subtropical Alpha), acrescentam os técnicos do INE.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Sapadores Florestais do SinFAP avançam com acção judicial contra o Estado Português

Partilhar              O SinFAP – Sindicato Independente dos Trabalhadores da Floresta, Ambiente e Protecção Civil, avançou com …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.