Início / Empresas / 1.º semestre de 2020: Sonae cresce 6% com volume de negócios a superar os 3,1 mil M€

1.º semestre de 2020: Sonae cresce 6% com volume de negócios a superar os 3,1 mil M€

O volume de negócios consolidado da Sonae cresceu 5,9% para 3.136 milhões de euros, no primeiro semestre de 2020. Isto com o aumento das vendas online “sem precedentes” e ganhos de quota de mercado na maioria dos negócios. Ao mesmo tempo, a rentabilidade operacional ficou estável numa base comparável.

Por outro lado, a estrutura de capitais saiu reforçada, com a dívida líquida a diminuir 498 milhões de euros e com refinanciamentos de mais de 650 milhões de euros.

No mesmo período em análise, o investimento da Sonar ascendeu a 113 milhões de euros, reflectindo a expansão orgânica e de aquisições.

Cláudia Azevedo, CEO da Sonae, afirma que “o segundo trimestre de 2020 foi seguramente um dos trimestres mais desafiantes da história da Sonae. Após um bom início de ano, fomos atingidos pela pandemia Covid-19 em meados de Março e foi durante o segundo trimestre que sentimos os principais impactos desta situação sem precedentes”.

E acrescenta: “como afirmei em diversas ocasiões, a nossa principal preocupação desde o primeiro dia tem sido a saúde e a segurança das nossas pessoas, clientes e parceiros, enquanto continuamos a prestar serviços essenciais à sociedade e a apoiar as nossas comunidades. Todos os nossos negócios foram severamente afectados por este contexto adverso, mas tenho orgulho em dizer que a nossa resposta colectiva foi extraordinária”.

“Equipa tão resiliente e generosa”

“Sinto-me verdadeiramente honrada e privilegiada por liderar uma equipa tão resiliente e generosa. Os últimos meses mostraram não só a coesão e coordenação da equipa de gestão de topo da Sonae, mas também o forte empenho das nossas pessoas a servir os nossos clientes e a cuidar de todos os nossos stakeholders”, diz Cláudia Azevedo.

E realça que “o nosso portefólio apresentou um desempenho muito resiliente ao longo das últimas semanas. Gostaria de destacar os desempenhos excepcionais da Sonae MC e da Worten, que, num contexto tão desafiante, foram capazes de reforçar as suas posições de liderança no mercado português e crescer mais de 9% e 6% em termos homólogos, respectivamente, neste segundo trimestre do ano”.

E a CEO da Sonae “gostaria também de salientar a resiliência dos restantes negócios do nosso portefólio, principalmente aqueles que foram forçados a encerrar durante a maior parte do segundo trimestre. A Sonae Sierra enfrentou uma situação particularmente desafiante, nomeadamente em Portugal, com todos os centros comerciais praticamente encerrados durante o trimestre e uma elevada incerteza quanto ao recebimento de rendas devido a uma legislação sem precedentes (apesar dos acordos que tinham sido já celebrados com a grande maioria dos lojistas)”.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Consulta pública sobre Acordo Comercial UE-Canadá termina a 25 de Abril

Partilhar              A Comissão Europeia tem em curso, até dia 25 de Abril de 2024, uma consulta …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.