Início / Agenda / XVIII Fórum Nacional de Apicultura chega a Vila Pouca de Aguiar a 7 de Setembro

XVIII Fórum Nacional de Apicultura chega a Vila Pouca de Aguiar a 7 de Setembro

A Federação Nacional dos Apicultores de Portugal (FNAP) e a AguiarFloresta – Associação Florestal de Vila Pouca de Aguiar organizam o XVIII Fórum Nacional de Apicultura, de 7 a 10 de Setembro, em Vila Pouca de Aguiar.

Numa edição que prevê quatro dias de conversas apícolas, visitas técnicas, formação dedicada e a discussão dos temas mais pertinentes para o desenvolvimento do sector apícola nacional, “augura-se a participação dos apicultores num ambiente de convivência em prol da valorização dos territórios rurais, num convite a empreender no Alto Tâmega também no domínio da Apicultura”, diz fonte da organização do Fórum.

Simultaneamente estará em funcionamento a XVI Feira Nacional do Mel e a Feira de Inovação na Apicultura – Alto Tâmega 2017, nos dias 8, 9 e 10 de Setembro 2017, dois certames que visam “impulsionar a criatividade e o engenho dos apicultores e da indústria dedicada ao mundo apícola”, acrescenta a mesma fonte.

Divulgação de produtos e projectos

A Feira de Inovação na Apicultura será um espaço de apresentação e divulgação das melhores práticas, produtos e projectos na área da inovação que vêm surgindo no campo da apicultura nacional e internacional.

“A Apicultura é actualmente uma actividade económica capaz de gerar rendimentos e que dessa forma fixa as populações nos meios rurais, onde o apicultor é interveniente fundamental enquanto ‘maestro’ na gestão sustentável dos recursos do território e da natureza. Actualmente, alguns recursos como os matos silvestres apenas são valorizados através da apicultura, sendo a origem dos néctares de alguns dos mais emblemáticos méis monoflorais nacionais: o mel de rosmaninho e o mel de urzes”, afirma a organização, lançando o mote para o evento.

Estendendo-se pelo território do Alto Tâmega, a edição de 2017 do Fórum Nacional de Apicultura contará com a co-organização da Capolib – Cooperativa Agrícola de Boticas e da Montimel – Cooperativa dos Apicultores do Alto Tâmega.

Agricultura e Mar Actual

Verifique também

Taxa de imposto sobre os combustíveis não sobe nos Açores em 2020

O Governo Regional dos Açores garante que a taxa de imposto sobre os combustíveis não …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.