Início / Agenda / XIV Congresso Nacional Cientistas em Acção tem inscrições abertas

XIV Congresso Nacional Cientistas em Acção tem inscrições abertas

O XIV Congresso Nacional Cientistas em Acção realiza-se nos próximos dias 2, 3 e 4 de Maio, em Estremoz. Um evento organizado pelo Centro Ciência Viva de Estremoz, que pretende “fortalecer o contacto, a troca de ideias e experiências entre os alunos, professores e cientistas, incentivando a apresentação dessas ideias à observação dos outros, no âmbito da divulgação e comunicação da cultura científica e tecnológica”.

Com âmbito nacional, o Centro Ciência Viva de Estremoz pretende assim promover o espírito científico dos jovens, através da realização de pequenos projectos científicos nos quais o ensino experimental se revela uma prioridade.

Atribuição de apoios

Terá ainda lugar, a atribuição de apoios vários aos três melhores trabalhos por níveis de ensino (1.º, 2.º, 3.º Ciclos e Ensino Secundário).

Privilegia-se a comunicação científica, a qual é reflexo do trabalho realizado com o professor em sala de aula. Em contexto de Congresso, esta comunicação é apresentada e defendida perante os colegas, investigadores, cientistas e elementos do júri, em painéis e por nível de escolaridade, à semelhança de um verdadeiro Congresso Científico.

Quem pode participar

Acompanhados pelo professor, podem participar alunos de todas as instituições de ensino (públicas e privadas) desde o 1.º Ciclo do Ensino Básico ao Ensino Secundário, individualmente ou em grupo (até quatro elementos).

O professor deverá proceder à inscrição do(s) alunos(s) até ao dia 29 de Março.

Temas a abordar

Os trabalhos a elaborar devem estar sempre relacionados com a temática geral do funcionamento do nosso Planeta.

No entanto, a organização do Congresso, ao ter optado pela Terra como tema central, salienta que de modo nenhum se limitam os projectos às disciplinas de Ciências Naturais, Biologia/Geologia.

“Com efeito, o funcionamento do nosso planeta só pode ser compreendido pela conjugação de várias ciências como a Física (e.g. forças), a Química (e.g. reacções químicas), a Informática (e.g. modelar os fenómenos naturais) ou a Biologia (e.g. a evolução dos seres vivos não se fez à revelia da evolução do próprio planeta)”, realçam os promotores do evento.

Entrega dos trabalhos

Os trabalhos devem ser acompanhados com um resumo, máximo de 2 páginas (consultar modelo aqui), contendo os objectivos, materiais, métodos, resultados e discussões e, terá que ser enviado em formato digital até dia 12 de Abril por forma a constar no Livro de Resumos de 2019.

Pode consultar a edição de 2018 (aqui) e também a edição de 2017 (aqui).

No Congresso, os trabalhos são apresentados pelos jovens cientistas, sob a forma de actividade experimental e/ou maqueta, acompanhados de uma breve comunicação oral (15 min./grupo).

Saiba tudo sobre o Congresso e inscreva-se aqui.

O Centro Ciência Viva de Estremoz conta com a colaboração da Escola de Ciências e Tecnologia da Universidade de Évora, em especial através do Laboratório de Investigação de Rochas Industriais e Ornamentais e do Instituto de Ciência da Terra.

Agricultura e Mar Actual

Verifique também

Cotações – Bovinos – Informação Semanal – 11 a 17 Novembro 2019

Análise SIMA – Sistema de Informação de Mercados Agrícolas As cotações médias nacionais dos novilhos …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.