Início / Agricultura / Wine Spirits & Friends junta mil profissionais à beira Douro

Wine Spirits & Friends junta mil profissionais à beira Douro

Workshops, provas orientadas, demonstrações especializadas e várias novidades em mixologia, novas soluções para a preparação de cocktails e muito networking compõem a “ementa” do evento, sob organização da DaCosta – Artur Valente da Costa, conhecido distribuidor nortenho de vinhos e bebidas espirituosas, que este ano completa meio século de actividade.

A 4.ª edição da iniciativa permitirá conhecer tendências, apurar paladares e identificar novas necessidades e ofertas junto de fornecedores, parceiros e clientes empresariais do canal Horeca.

Com o cenário idílico do Rio Douro em fundo, e num momento em que celebra 50 anos de actividade na distribuição de vinhos e bebidas espirituosas, a DaCosta – Artur Valente da Costa leva a efeito no próximo dia 18 de Junho (segunda-feira) a 4.ª edição do Wine Spirits & Friends, acontecimento que conta reunir cerca de mil protagonistas e profissionais do sector a operar em Portugal.

A iniciativa terá por palco a Casa Branca de Gramido — imóvel histórico na marginal de Valbom, onde foi assinada a convenção que pôs fim às guerras entre liberais e absolutistas, em 1847 —, uma das “salas de visitas” do concelho de Gondomar, que por um dia transformar-se-á numa montra representativa do mercado vitivinícola — e não só — nacional.

Business to business

Nas “prateleiras” e no “balcão de trabalho” estarão as insígnias que fazem parte do catálogo do organizador, no fundo, elementos agregadores de um evento considerado um dos maiores do género do Norte do País, no segmento de “business to business”, aberto exclusivamente a operadores de hotelaria, restauração e turismo.

Em destaque estarão, entre outros, produtos da Sogrape, Sogevinus, Real Companhia Velha, Pernod-Ricard, Bacardi-Martini, Empor Spirits, Viborel, Licor Beirão, Schweppes, Monin, Empresa de Cervejas da Madeira, OPO74, Icon Keys, Licores Serrano, Monte da Bica, Destilaria Levira, Quinta do Vallado, Quinta de Dona Matilde, Quinta de Sobreiró de Cima, Herdade do Paço do Conde, Red Bull, Caves da Montanha, Água das Caldas de Penacova e Água Castello.

“Através de workshops, provas orientadas e demonstrações especializadas, as marcas têm aproveitado o Wine Spirits & Friends para apresentar novidades, inclusive para o próximo ano, muitas vezes em primeira mão. De tal forma que só mesmo muito em cima da abertura é que a organização tem conhecimento do que vai ser destacado”, refere Ricardo Costa, director comercial da DaCosta.

“Muita interacção”

A exemplo de anteriores edições, o momento será de “muita interacção” entre dois canais que “normalmente estão algo distantes e que a DaCosta aproxima anualmente”, isto é, os produtores/importadores e os pontos de venda, explica o mesmo responsável, ciente da solidificação do Wine Spirits & Friends como “plataforma de trabalho em rede”.

Ora, ela serve de bandeja “muitas novidades” na área dos vinhos, dos mixers e, acima de tudo, novas soluções para a arte de preparação de cocktails, mas, como sublinha Ricardo Costa, não esquece o portefólio clássico das marcas, quantas vezes redescoberto, inclusive através de outras técnicas e indo ao encontro de necessidades específicas e tendências de mercado. Porque, como remata o director comercial, “nem só de novidades vive o sector”.

Alavanca para novos negócios

O Wine Spirits & Friends funciona, por isso, tanto como uma alavanca para novos negócios como para sedimentar velhas parcerias, por vezes com renovadas roupagens, num ambiente descontraído de convívio entre pares. Eles foram cerca de mil no ano transacto e a meta de participantes mantém-se.

DaCosta cresce 3,5%

Implantada numa área de 20 mil metros quadrados (em Gondomar), e com uma força de trabalho composta por 39 colaboradores, a DaCosta – Artur Valente da Costa é hoje em dia uma das referências nortenhas no domínio da distribuição de vinhos e outras bebidas alcoólicas.

A celebração do 50.º aniversário da empresa acontece em contexto de crescimento. Em 2017, o volume de negócios cresceu 3,5% relativamente ao ano anterior e ficou perto dos sete milhões de euros. A sociedade quer ultrapassar essa marca em 2018.

Agricultura e Mar Actual

Verifique também

Ana Paula Vitorino despede-se do Ministério do Mar. Leia aqui o balanço do mandato

Ana Paula Vitorino vai ser substituída na liderança da pasta do Mar por Ricardo Serrão …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.