Início / Mar / Energia / WindFloat Atlantic avança com instalação da primeira turbina em plataforma flutuante

WindFloat Atlantic avança com instalação da primeira turbina em plataforma flutuante

A instalação da primeira turbina de WindFloat Atlantic na plataforma flutuante arranca esta quarta-feira, 17 de Julho, no porto exterior de Ferrol, em Espanha, dando seguimento às operações para instalar o parque eólico ao largo de Viana do Castelo.

“É um marco importante para o projecto WindFloat Atlantic e para o sector da energia eólica offshore, dado tratar-se da maior turbina alguma vez instalada numa plataforma flutuante”, realça uma nota de imprensa da EDP.

As operações de fabrico e descarga (load-out) deste primeiro WindFloat foram levadas a cabo na semana passada em Fene (Espanha) e a plataforma foi ancorada no cais de Ferrol, onde terá início a instalação da turbina eólica.

Em Viana do Castelo no fim do Verão

A montagem irá desenrolar-se ao longo das próximas semanas na preparação das operações offshore, agendadas para o fim do Verão, altura em que a estrutura flutuante irá partir rumo ao seu destino final ao largo da costa de Viana do Castelo.

As três turbinas que irão compor o parque eólico serão montadas em plataformas flutuantes amarradas ao leito marinho, para uma capacidade instalada total de 25 MW, o equivalente à energia consumida por 60 mil casas ao longo de um ano.

Além do mais, esta tecnologia possui enormes vantagens que a tornam mais acessível e económica, incluindo a sua montagem através de gruas terrestres convencionais em terra firme (no porto) e a utilização de métodos de transporte marítimo comuns, tais como rebocadores, em vez de embarcações de instalação offshore dispendiosas, realça a mesma nota.

O projecto pertence ao consórcio Windplus, detido conjuntamente pela EDP Renováveis (54,4%), ENGIE (25%), Repsol (19,4%) e Principle Power Inc. (1,2%).

Agricultura e Mar Actual

Verifique também

Ponte de Lima organiza 1.ª Conferência Internacional sobre Sidras e Bebidas do Pomar

O município de Ponte de Lima vai promover a Sidra Talks – 1.ª Conferência Internacional …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.