Início / Apoios e Oportunidades / Apoios Comunitários / WiFi4EU. Wi-fi gratuito para todos na Europa. Candidaturas abrem a 7 de Novembro

WiFi4EU. Wi-fi gratuito para todos na Europa. Candidaturas abrem a 7 de Novembro

A Comissão Europeia, com a iniciativa WiFi4EU, pretende promover a conectividade sem fios (Wi-Fi) gratuita nos espaços públicos, por exemplo, nos parques, praças, edifícios públicos, bibliotecas, centros de saúde ou museus, em todo o território europeu.

O convite à apresentação de candidaturas será lançado às 13h00 (hora da Europa Central) de 07 de Novembro de 2018. Há 20 milhões de euros para cerca de 1.000 autarquias.

A iniciativa WiFi4EU dispõe de um orçamento de 120 milhões de euros para o período de 2017 a 2019, destinados a apoiar a instalação de equipamento Wi-Fi de ponta nos centros da vida pública.

Implantação feita de forma geograficamente equilibrada

A implantação da iniciativa WiFi4EU será feita de forma geograficamente equilibrada, de modo a que as ligações de débito elevado possam beneficiar tanto os residentes como os visitantes, em milhares de comunidades locais em toda a UE, pelo menos, 6.000 a 8.000 comunidades locais até 2020.

Quem se pode candidatar

A WiFi4EU estará aberta a organismos do sector público, nomeadamente, autarquias, bibliotecas, centros de saúde, etc.

A iniciativa europeia financiará o equipamento e respectivas despesas de instalação (pontos de acesso à Internet), devendo os beneficiários suportar os custos da ligação (assinatura de acesso à Internet) e assegurar a manutenção do equipamento durante, pelo menos, três anos.

As autoridades locais serão incentivadas a desenvolver e promover os seus próprios serviços digitais em domínios como a administração pública em linha, a saúde em linha, o turismo electrónico, etc. numa aplicação específica.

“Primeiro a chegar, primeiro a ser servido”

As candidaturas serão feitas online. Os projectos serão seleccionados com base no princípio “primeiro a chegar, primeiro a ser servido”.

Os promotores de projectos devem propor equipar espaços em que ainda não exista um ponto de acesso gratuito a Wi-Fi público ou privado com características semelhantes.

Mais informações aqui.

Agricultura e Mar Actual

loading...

Verifique também

Governo dos Açores desafia agricultores a diminuir a dependência dos apoios

O director Regional da Agricultura afirmou, na ilha Terceira, que os agricultores devem apostar, cada …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.