Início / Agricultura / Vitacress apoia criação de e-book sobre ervas aromáticas e salicórnia. Download aqui

Vitacress apoia criação de e-book sobre ervas aromáticas e salicórnia. Download aqui

“Aromatizar Saberes” está disponível gratuitamente para download e dá conselhos e informações úteis, além de desvendar várias curiosidades sobre ervas aromáticas e salicórnia.

Depois de, em Maio, ter estado presente no congresso da Associação Portuguesa de Nutrição (APN), a Vitacress – empresa de capital cem por cento nacional, propriedade do Grupo RAR – associou-se a esta entidade para, em conjunto, desenvolverem um e-book sobre as ervas aromáticas e a salicórnia.

O objectivo? Partilhar e divulgar materiais credíveis a todos os profissionais de saúde, bem como à população em geral, contrariando a informação, muitas vezes errada, que circula na Internet. “Aromatizar Saberes: Ervas Aromáticas e Salicórnia” está disponível para download gratuito no website da APN (aqui).

Benefícios do consumo destes alimentos

Ao longo da publicação, é possível encontrar informações úteis, como os benefícios do consumo destes alimentos, quais as substâncias funcionais que os compõem, informações nutricionais, bem como conselhos úteis de compra, armazenamento e consumo.

São, ainda, desvendadas curiosidades sobre cada tipo de erva aromática e sobre a salicórnia e apresentadas receitas para cada momento do dia. A informação sobre a salicórnia foi desenvolvida com o contributo de Miguel Salazar, um dos profissionais mais experientes da área em Portugal e parceiro da Vitacress.

Ervas aromáticas e salicórnia ajudam a reduzir o consumo de sal

Nos últimos anos, tem-se verificado que, em Portugal, existe um consumo de sal culinário 40% acima da média (segundo dados da Organização Mundial de Saúde). Tal comportamento está intrinsecamente ligado ao aumento da pressão arterial da população e, consequentemente, ao aumento do risco de doenças cardiovasculares.

As plantas aromáticas e a salicórnia surgem assim como duas opções para a redução do consumo de sal culinário.

Por um lado, as ervas aromáticas acrescentam sabores e aromas às refeições – fazendo com que se note menos a redução do sal – e desempenham funções fisiológicas, como por exemplo ajudam a fortalecer o sistema imunitário e a fazer uma correta digestão dos alimentos.

Por outro lado, a salicórnia é um vegetal suculento e naturalmente salgado que apresenta uma menor quantidade de sódio e, por isso, existem benefícios no seu consumo, sendo composta por bioativos, ácidos gordos, fibra e minerais essenciais para o ser humano, ao contrário do sal.

 

Vitacress aposta na inovação deste segmento

A Vitacress tem vindo a posicionar-se como especialista na área das ervas aromáticas e apostado no lançamento de outras soluções que contribuem para a redução do consumo de sal culinário. Disso é exemplo a Salada Formosa que é constituída por salicórnia e uma combinação única de folhas baby (Alface Verde, Red Pak Choi, Rúcula Selvagem e Acelga), sendo apoiada pela Fundação Portuguesa de Cardiologia.

A Vitacress apresenta também uma gama alargada de ervas aromáticas e continua a apostar na inovação e desenvolvimento da mesma. De forma a responder a todas as necessidades e exigências do consumidor, a empresa disponibiliza estas plantas em vaso, ao natural e lavadas prontas a consumir.

As variedades que existem Actualmente são: Manjericão, Tomilho, Tomilho Limão, Alecrim, Cebolinho, Cebolinho Chinês, Salsa, Coentros e Hortelã.

A Vitacress, empresa do Grupo RAR, é um dos líderes europeus na produção e comercialização de agrião de água, folhas para saladas e ervas aromáticas frescas.

Está presente no Reino Unido, Portugal, Espanha e Benelux, cultivando ao ar livre cerca de 686 hectares e 12 hectares em estufas de vidro. Com um volume de negócios de 123 milhões de euros (109 milhões de libras), emprega 1.284 pessoas.

Agricultura e Mar Actual

Verifique também

Federação Agrícola dos Açores: Reitor da Universidade de Coimbra é “contra a produção nacional”

O Reitor da Universidade de Coimbra vai proibir a carne de vaca na ementa das …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.