Início / Agenda / Vinhos portugueses vão estar à prova nos EUA de 7 a 11 de Maio

Vinhos portugueses vão estar à prova nos EUA de 7 a 11 de Maio

 

Dar a conhecer a qualidade e excelência dos vinhos portugueses, identificar novas oportunidades de negócio e consolidar a trajectória de crescimento das exportações são os objectivos centrais das iniciativas que a ViniPortugal promove nos Estados Unidos da América de 7 a 11 de Maio.

São Francisco, Chicago e Boston são os locais escolhidos para a realização de provas de vinhos portugueses em solo norte-americano dirigidas a importadores, distribuidores, potenciais compradores e influenciadores.

As “Wines of Portugal Great Tastings: S. Francisco & Boston” vão decorrer entre os dias 7 e 11 de Maio e terão um carácter exclusivamente comercial (B2B), sendo dirigidas a agentes económicos com e sem distribuição no mercado. Nas provas são esperados 300 convidados profissionais em São Francisco e 150 em Boston, incluindo importadores, distribuidores, retalhistas, sommeliers, restauranteurs e órgãos de comunicação social de vinho e gastronomia.

3 seminários em S. Francisco

Em S. Francisco, serão promovidos três seminários onde serão apresentados um total de 12 vinhos, dirigidos pelo Embaixador Wines of Portugal nos EUA, Eugénio Jardim, e o Master Sommelier Tim Gaiser. Na capital do estado de Massachusetts, Eugénio Jardim e o Master of Wine Sandy Block dirigem o seminário onde serão dados a conhecer mais 12 vinhos.

Em Chicago, no dia 9 de Maio, a “Wines of Portugal Chicago Tasting” contará com a presença de nove agentes económicos, com a apresentação de em média 10 vinhos por mesas. Para além da realização de reuniões individuais, terá lugar um seminário de contextualização de Portugal enquanto país produtor de vinhos, dirigido pelo Embaixador Wines of Portugal nos EUA, Eugénio Jardim. No evento, dirigido exclusivamente a 15 compradores de On e Off Trade são esperados 18 distribuidores, retalhistas e sommeliers.

Selecção de vinhos

A selecção dos vinhos para cada prova está a cargo dos oradores convidados, de modo a garantir a maior representatividade possível de estilos de vinhos, castas, regiões e produtores.

O mercado dos Estados Unidos é um dos mais prioritários para a ViniPortugal e uma das apostas para o ano de 2018. Segundo dados do Instituto da Vinha e do Vinho (IVV), em 2017 as exportações de vinho de Portugal para os EUA aumentaram, em relação ao ano anterior 5,6% em valor, correspondente a cerca de 79 milhões de euros. Em termos de estrutura, em valor, a categoria DO + IG representa o segmento mais significativo (50%), seguida pelos vinhos licorosos, com a categoria Porto + Madeira (43%). Portugal ocupa a 9.ª posição no ranking dos países de origem dos vinhos mais importados pelos EUA.

A ViniPortugal é a associação inter-profissional para a promoção internacional dos Vinhos de Portugal. Tem como missão promover a imagem de Portugal enquanto produtor de vinhos por excelência, valorizando a marca “Vinhos de Portugal/Wines of Portugal”, contribuindo para um crescimento sustentado do volume e do preço médio dos vinhos portugueses.

Agricultura e Mar Actual

Verifique também

ANUGA 2019: Água Monchique na maior feira do sector agro-alimentar

A Água Monchique esteve presente naquela que é considerada a maior e mais importante feira …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.