Início / Agricultura / Vinhos biológicos da Quinta do Cardo em prova na histórica Garrafeira Pérola da Índia

Vinhos biológicos da Quinta do Cardo em prova na histórica Garrafeira Pérola da Índia

Os vinhos biológicos da Quinta do Cardo apresentam-se na Garrafeira Pérola da Índia, no Porto, no dia 14 de Maio, a partir das 15 horas. Vão estar em prova seis referências da Quinta do Cardo: Barão de Figueira Branco 2014, Barão de Figueira Reserva Tinto 2014, Quinta do Cardo Síria 2015, Quinta do Cardo Tinto 2014, Quinta do Cardo Síria Reserva 2014 e Quinta do Cardo Reserva Tinto 2012.

A Pérola da Índia existe desde 1934 no número 220 da Rua das Flores e oferece uma enorme variedade de produtos de mercearia fina, bem como uma garrafeira onde apresenta aos seus clientes os grandes clássicos e as mais recentes novidades do mundo vínico.

A Quinta do Cardo pertence à região da Beira Interior, sub-região de Figueira de Castelo Rodrigo, e está situada nas proximidades desta vila. Tem 180 hectares, dos quais 69 são de vinha, toda ela certificada em modo de produção biológica e a restante área acolhe uma extensa reserva de sobreiros e floresta espontânea.

As primeiras vinhas da Quinta do Cardo foram plantadas em 1932 e o reconhecimento dos seus vinhos tem sido uma constante ao longo dos anos, quer pela qualidade indiscutível dos brancos, quer pelo potencial e estilo pouco comum dos seus vinhos tintos.

Os Vinhos

Barão de Figueira Branco 2014 – Produzido a partir da casta Síria, apresenta uma cor brilhante, aroma floral com notas cítricas a lembrar toranja. A boca tem uma grande untuosidade e sabor mineral, o seu final é longo, onde se confirmam as notas aromáticas. É ideal para acompanhar com pratos de peixe, marisco e saladas.

Barão de Figueira Reserva Tinto 2014 – Produzido a partir das castas Touriga Nacional (40%), Tinta Roriz (40%) e Touriga Franca (20%), apresenta uma cor rubi profunda quase violeta e uma grande complexidade aromática. Sobressaem os frutos pretos e vermelhos, como cereja preta e cassis. Notas balsâmicas a resina e ainda um toque de moca e fumo, fruto do estágio em madeira. Na boca apresenta-se denso, de taninos firmes e acidez viva conferindo frescura e longevidade. É ideal para acompanhar com carne, massas e queijos.

Quinta do Cardo Síria 2015 – Produzido a partir da casta Síria, apresenta cor verde limão, aroma floral e frutado com notas de maçãs verdes e citrinos, a lembrar toranja e lima. Encontram-se ainda notas minerais a reflectir o solo (sílex e grafite). Na boca mostra untuosidade e mineralidade com final vivo e persistente. É ideal para acompanhar com pratos de peixe, marisco e saladas.

Quinta do Cardo Tinto 2014 – Produzido a partir das castas Touriga Nacional, Touriga Roriz e Touriga Franca, apresenta uma cor rubi com laivos de violeta, aroma complexo, com destaque para as notas de frutos negros, cereja, chocolate e sugestões balsâmicas. Na boca é denso, com taninos vivos, mas delicados. A sua acidez viva confere-lhe frescura e longevidade. É ideal para acompanhar com pratos de carne, massas e queijos.

Quinta do Cardo Síria Reserva 2014 – Produzido a partir da casta Síria, apresenta uma cor citrina, aroma floral e frutado com destaque para as flores brancas, toranja e lima. Revela ainda notas minerais a reflectir o solo (sílex e grafite). Na boca mostra grande untuosidade e acidez viva que lhe confere grande vitalidade e longevidade. As uvas que deram origem a este vinho provêm da “Vinha do Lomedo”, a parcela mais antiga da Quinta do Cardo. É ideal para acompanhar com pratos de peixes gordos, aves, marisco e saladas.

Quinta do Cardo Reserva Tinto 2012 – Produzido a partir da casta Touriga Nacional, apresenta uma cor rubi profunda e um perfil estruturado e elegante. O aroma é complexo, com notas de violeta, chocolate preto e resina. Na boca apresenta-se denso, de taninos firmes e acidez viva que lhe confere frescura e longevidade. Desta combinação de factores resultam vinhos de grande exuberância aromática e muita frescura. É ideal para acompanhar com assados, pratos de carne elaborados e queijos de sabor intenso.

Os vinhos da Quinta do Cardo são distribuídos pela Vinalda.

Fundada em 1932, a Quinta do Cardo está localizada em Figueira de Castelo Rodrigo, na região da Beira Interior. Apresenta um terroir único: as suas vinhas, plantadas à cota média de 750 metros de altitude, estão protegidas pelas serras da Marofa e de Castelo Rodrigo e rodeadas pelos rios Douro, Coa e Águeda. O clima vincadamente continental apresenta Invernos rigorosos e Verões muito quentes e secos, onde as amplitudes térmicas chegam a atingir os 20º ao longo de um dia. Neste terroir encontramos as condições ideais para a produção de vinhos biológicos. Em 2009 teve inicio o processo de certificação, no âmbito do registo de protecção integrada. É desta harmonia com a natureza e respeito pelo meio envolvente, que quatro vindimas depois a Quinta do Cardo lançou no mercado a sua primeira gama de produtos biológicos certificados na colheita de 2014.

Agricultura e Mar Actual

Verifique também

Centromarca celebra 25 anos a anunciar o Congresso das Marcas

A Centromarca – Associação Portuguesa de Empresas de Produto de Marca comemora este ano o …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.