Início / Agricultura / Vinhais tem 530 mil euros para promover sector agro-alimentar, com aposta no fumeiro

Vinhais tem 530 mil euros para promover sector agro-alimentar, com aposta no fumeiro

A Associação Nacional de Criadores de Suínos de Raça Bísara (Ancsub) conseguiu a aprovação de um projecto, no âmbito do Programa Operacional Regional do Norte 2020, num montante de financiamento de 534,7 mil euros. Com o projecto “Apoio ao Empreendedorismo do Sector Agroalimentar em Terras de Trás-os-Montes” pretende-se fomentar o espírito empresarial na região, mais concretamente no que diz respeito à produção de fumeiro de Vinhais IGP, revela fonte da autárquica.

A implementação do projecto vai ter início já no presente ano e prolonga-se até 2019. O Norte 2020 trata-se de um instrumento financeiro que tem como objectivo o desenvolvimento regional do Norte de Portugal.

Promover a criação de empresas

O projecto, que é uma aposta da Ancsub com o apoio da Câmara Municipal de Vinhais, “permitirá concretizar uma estratégia de valorização dos produtos agro-alimentares de Vinhais, em especial do fumeiro, através do apoio às empresas do sector agro-alimentar e criação de novas empresas, da inovação dos produtos endógenos, da qualificação dos empresários do sector agro-alimentar e do aumento da comercialização e exportação de produtos e da dinamização e promoção do turismo gastronómico”, explica a mesma fonte.

Segundo os responsáveis pela autarquia, a aprovação deste projecto “reveste-se de uma grande importância para um concelho”, onde a produção de fumeiro continua a ser um dos importantes sectores económicos. “Vinhais é um território rural, onde a agricultura é o suporte socioeconómico da população e a produção de fumeiro tem de continuar e ser encarada como uma alternativa de criação da própria empresa e do próprio emprego”, consideram os responsáveis pela Ancsub.

Agricultura e Mar Actual

Verifique também

Federação Agrícola dos Açores: Reitor da Universidade de Coimbra é “contra a produção nacional”

O Reitor da Universidade de Coimbra vai proibir a carne de vaca na ementa das …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.