Início / Agricultura / Vindimas antecipadas e com produção a crescer 10%

Vindimas antecipadas e com produção a crescer 10%

A campanha vitivinícola está adiantada cerca de duas semanas em relação ao normal, com grande parte das castas na fase do pintor/início de maturação. A floração/alimpa decorreu sem problemas e não se registaram, ao longo do ciclo, ataques significativos das principais doenças (míldio e oídio), revelam as previsões agrícolas do do Instituto Nacional de Estatísticas (INE), em 31 de Julho.

Diz o Boletim Mensal da Agricultura e Pescas de Agosto de 2017 do INE que a contínua falta de precipitação dos últimos meses, conjugada com as elevadas temperaturas, tem, nas vinhas de sequeiro, acentuado alguns sintomas de stress hídrico, como sejam o amarelecimento ou perda das folhas e o engelhamento dos cachos por desidratação.

“Apesar disso, estima-se um acréscimo de produtividade de 10% face à campanha anterior, havendo alguma expectativa sobre os efeitos da escassez de água na qualidade dos vinhos”, realça o INE.

Na uva de mesa o aumento de produtividade ronda os 5%.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Cotações – Cereais – Informação Semanal – 18 a 24 Março 2024

Partilhar              Análise SIMA – Sistema de Informação de Mercados Agrícolas Cereais importados Em relação aos cereais transaccionados …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.