Início / Agricultura / Viana do Castelo volta a oferecer os tradicionais “Pinheirinhos de Natal”

Viana do Castelo volta a oferecer os tradicionais “Pinheirinhos de Natal”

Os pinheirinhos de Natal já estão a ser oferecidos no Mercado Municipal de Viana do Castelo. Com a quadra natalícia prestes a chegar, o Município de Viana do Castelo, através do sector do Horto Municipal e em parceria com o ICNF — Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, volta a oferecer os tradicionais “Pinheirinhos de Natal”.

Os pinheiros estão disponíveis ao público numa loja no interior do Mercado Municipal, das 9 às 12 horas e das 13 às 17 horas, de segunda a sexta-feira.

Estes pinheiros foram retirados em áreas de floresta onde existe a regeneração natural do pinheiro bravo em densidades excessivas. O corte destes pinheiros corresponde a uma monda que corrige essa densidade excessiva, concedendo assim melhores condições de desenvolvimento às restantes árvores que ficam em crescimento, explica um comunicado da autarquia.

Evitar destruição de árvores

O Município pretende evitar que as pessoas cortem ou destruam árvores onde não é aconselhável, oferecendo aos cidadãos um dos mais simbólicos elementos de Natal: o pinheiro.

Esta iniciativa está integrada nas Comemorações do Ano Municipal para a Recuperação da Floresta Nativa Portuguesa. Ao longo de 2019 foram realizadas diversas acções de protecção da floresta nativa que urge recuperar e conservar no nosso território. Para além do seu valor inerente, a floresta nativa é importante não apenas a nível ambiental e ecológico, mas também do ponto de vista económico e social, acrescenta o mesmo comunicado.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

CAP esclarece Programa Emparcelar para Ordenar em sessão gratuita

Partilhar              A CAP — Confederação dos Agricultores de Portugal, tendo em vista a apresentação e o …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.