Início / Empresas / Via Verde chega à Carris, Metro e Transtejo, em parceria com a Novabase

Via Verde chega à Carris, Metro e Transtejo, em parceria com a Novabase

A Via Verde Portugal, a Carris, o Metro, a Transtejo e a Novabase acabam de lançar em teste uma plataforma que visa permitir viajar nos transportes públicos da Cidade de Lisboa e pagar o título de transporte, apenas com recurso ao smartphone. A plataforma que já está em teste na Fertagus, alarga assim o âmbito da prova de conceito, procurando com este período intenso de testes e validações do sistema, consolidar uma solução que possa vir a ser adoptada na mobilidade urbana em Lisboa.

A solução tem um “carácter inovador” no panorama dos transportes, uma vez que permite, através de uma aplicação (app), a interacção directa do smartphone com os equipamentos de validação, utilizando bluetooth, calculando a app, automaticamente, a melhor tarifa a aplicar. “É um exemplo claro da capacidade das empresas portuguesas se juntarem no sentido de criar valor para o cidadão e liderarem na inovação, colocando a tecnologia ao serviço das pessoas”, diz um comunicado conjunto das empresas envolvidas.

A parceria tira partido da experiência operacional da Carris, do Metro e da Transtejo, das competências tecnológicas da Novabase e da experiência da Via Verde na cobrança electrónica, em parceria com a SIBS. A solução resulta na app Via Verde Transportes, destinada a smartphones com sistemas operativos Android ou iOS.

Descarregar a app Via Verde

Apesar da plataforma ficar para já restrita a um grupo de utilizadores fechado, permite antever um modelo de utilização muito simples, em que bastará descarregar a app Via Verde Transportes, efectuar um registo, criando ou utilizando uma conta Via Verde e, a partir daí, para viajar, bastará fazer uma validação (check in) no local de partida, aproximando o smartphone do novo validador e, quando chegar ao destino, realizar o check out. A comunicação será realizada através da tecnologia Zabeacon, desenvolvida para este projecto, que assegura comunicação bluetooth (na opção baixa energia), entre o validador e o smartphone.

O sistema de pagamento, assente numa lógica Smart-Pay-As-You-Go, calcula automaticamente a tarifa mais vantajosa, de acordo com o percurso que o cliente fez. Com o aumento das utilizações, o sistema vai proporcionar optimizações tarifárias nas viagens efectuadas, de acordo com as regras dos operadores. O sistema vai registar ainda as viagens do cliente, aplicando não só a tarifa mais adequada a uma determinada viagem, como ainda os descontos que teria se programasse as suas viagens em bloco. Outra alternativa será o cliente optar por passe mensal, ficando este automaticamente disponível. As viagens realizadas serão, assim, cobradas após a utilização e à melhor tarifa, através da conta Via Verde.

Planeamento e compra de viagens

Será ainda possível fazer o planeamento, a compra de viagens e a interacção com o operador de transportes. Outra das vantagens da app será a utilização de contas associadas, que permitirá, através da conta da Via Verde, pagar, por exemplo, as viagens de famílias, nomeadamente dos filhos.

No futuro, a aplicação permitirá ainda o planeamento da viagem, sendo possível identificar, o ponto de origem e destino e quais as opções de transporte público disponíveis, bem como os respectivos horários, dando ao cliente a oportunidade de escolher em função do preço e do tempo de percurso.

Esta solução tem como objectivo “melhorar a experiência de utilização do transporte público, simplificando o processo de viajar, e captando mais clientes para esta opção de mobilidade, dando assim um importante contributo para a sustentabilidade”, adianta o mesmo comunicado.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Consulta pública sobre Acordo Comercial UE-Canadá termina a 25 de Abril

Partilhar              A Comissão Europeia tem em curso, até dia 25 de Abril de 2024, uma consulta …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.