Início / Economia / Vendas no Comércio a Retalho abrandaram para 2,2% em Julho de 2018

Vendas no Comércio a Retalho abrandaram para 2,2% em Julho de 2018

O Índice de Volume de Negócios no Comércio a Retalho registou uma variação homóloga de 2,2% em Julho (3,1% no mês anterior). Os índices de emprego, de remunerações e de horas trabalhadas ajustadas de efeitos de calendário, apresentaram taxas de variação homóloga de 3,1%, 2,9% e 0,6%, respectivamente (3,0%, 5,1% e 0,8% em Junho, pela mesma ordem).

Revela o Instituto Nacional de Estatística (INE) que as vendas no comércio a retalho desaceleraram 0,9 pontos percentuais (p.p.), para uma taxa de variação homóloga de 2,2% em Julho.

Ambos os agrupamentos considerados, Produtos Alimentares e Produtos não Alimentares, contribuíram para a desaceleração do índice geral, com reduções de respectivamente 0,6 p.p. e 1,0 p.p. face às variações homólogas registadas em Junho (variações de 1,5% e 2,8%, em Julho, pela mesma ordem).

Em termos nominais, o índice agregado cresceu 4,4%

Em termos nominais, o índice agregado cresceu 4,4% em Julho (5,7% no mês precedente). As variações dos índices dos agrupamentos Produtos Alimentares e Produtos não Alimentares foram, respectivamente, 4,1% e 4,6% (4,6% e 6,5% em Junho, pela mesma ordem).

A variação mensal do índice agregado deflacionado foi -1,0% (-1,6% no mês anterior). Os dois agrupamentos, Produtos Alimentares e Produtos não Alimentares, registaram variações em cadeia negativas, -1,0% e -0,9% (-1,0% e -2,1% em Junho, pela mesma ordem).

Emprego

O índice de emprego no comércio a retalho apresentou uma variação homóloga de 3,1% em Julho (3,0% no mês anterior). A taxa de variação mensal deste índice foi 1,4% (igual à observada no mesmo período de 2017).

Remunerações

O índice relativo às remunerações efectivamente pagas registou um crescimento homólogo de 2,9% (5,1% em Junho). Face ao mês anterior, este índice diminuiu 6,9% (variação de -4,9% em Julho de 2017).

Horas Trabalhadas

O índice de horas trabalhadas, ajustado de efeitos de calendário, cresceu 0,6% em termos homólogos (0,8% no mês anterior).

Quando comparado com Junho, o mesmo índice cresceu 0,6% (variação de 0,7% em Julho do ano anterior).

Agricultura e Mar Actual

loading...

Verifique também

Previsões agrícolas do INE: aumento de produção no pêssego abaixo das expectativas

O tempo quente acelerou a maturação das variedades intermédias e tardias de pêssego, reduzindo o …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.