Início / Agricultura / Vencedores da 10ª edição do Green Project Awards já são conhecidos

Vencedores da 10ª edição do Green Project Awards já são conhecidos

Já são conhecidos os vencedores da 10ª Edição do Green Project Awards 2017 (GPA). Os premiados foram anunciados hoje, 12 de Janeiro, numa cerimónia que decorreu no Centro de Congressos da Alfândega do Porto, a par com a V Conferência GPA’17 sobre o tema “A Cidadania e o Futuro da Sustentabilidade”.

Foram premiados projectos na área agrícola e do mar, como o Kiplant iNmass e o Solar Boat Builders. Saliente-se a menção honrosa para a Anipla — Associação Nacional da Indústria para a Protecção das Plantas, com o projecto Smart Farm, e a ALGAplus, com o projecto Cultivo de Algas Marinhas Bio.

Para a entrega das distinções estiveram presentes Ana Lehmann, secretária de Estado da Indústria, que entregou o Prémio na Categoria Indústria 4.0 e João Pedro Matos Fernandes, ministro do Ambiente que atribuiu os Prémios das Categorias Iniciativa Jovem e Gestão Eficiente de Recursos, assim como o Prémio Especial Carreira pela Sustentabilidade, a par com Rui Moreira, presidente da Câmara do Porto.

O Prémio Especial Carreira pela Sustentabilidade, por nomeação direta do Ministro do Ambiente e do Presidente da Câmara do Porto, foi atribuído a Pedro Cunha Serra, um dos maiores especialistas em recursos hídricos do nosso país e atual assessor da Administração TPF-Planege, além de Ex-Presidente do Conselho de Administração da AdP, Águas de Portugal, S.A e a Filipe Duarte Santos, especialista de renome internacional na área das Alterações Climáticas e Presidente do Conselho Nacional do Ambiente.

Três prémios especiais

Nesta cerimónia foram ainda atribuídos três prémios especiais. O Prémio Jerónimo Martins/GPA – Investigação e Desenvolvimento Sustentável 2017 foi atribuído ao Instituto Superior de Engenharia de Lisboa, com o projecto ECO-Zement: Reutilização do resíduo de “cracking” catalítico em leito fluidizado da refinação de petróleo em materiais à base de cimento.

O projecto ECO-Zement tem como objectivo que a selecção destes ecomateriais seja convergida com as preocupações de sustentabilidade que incluem maior consideração pelos impactos ambientais bem como, com a gestão de recursos naturais e financeiros limitados.

Inovação Social

O vencedor do Prémio Inovação Social Sociedade Ponto Verde/GPA foi o Ineditapanoplia Club (A.K.A. Critical Concrete) com o projecto Critical Change, um laboratório que desenvolve soluções acessíveis, eficientes e sustentáveis que permitam combater a pobreza habitacional.

A Critical Concrete trabalha com a comunidade local onde desenvolve actividades baseadas no consumo consciente, reutilização de materiais e upcycling.

As Menções Honrosas couberam à 1000Rostos, Associação Acção Social com o projecto Vintage for a Cause e à BIPP – Inclusão para a Deficiência com o projecto SEMEAR.

Prémio ANI

Este ano foi ainda entregue pela primeira vez o Prémio ANI – Agência Nacional de Inovação/GPA Born From Knowledge (BfK) – BfK Awards ao projecto Smart Kiosk in Motion, estruturas inteligentes de 20 ou 40 metros quadrados com mecanismo de rotação de 180º para seguir o sol, da Casas em Movimento.

Estas soluções produzem 5 vezes mais energia eléctrica que a consumida, resultante da rotação combinada do edifício e da cobertura fotovoltaica. Os excedentes energéticos podem ser utilizados para alimentar smartphones, portáteis ou até viaturas eléctricas e edifícios envolventes.

Os vencedores

Agricultura

Vencedor: AsfertGlobal, com o projeto Kiplant iNmass
Menção Honrosa: Associação Nacional da Indústria para a Protecção das Plantas, com o projecto Smart Farm
Menção Honrosa: Fromagerires Bel Portugal, com o projecto Leite de Pastagem Terra Nostra

Cidades e Mobilidade Sustentáveis

Vencedor: Casas em Movimento, com o projecto Smart Kiosk in Motion
Menção Honrosa: Citibrain, com o projeto Citibrain Smart Air Quality na cidade do Porto
Menção Honrosa: Solar Trap – Architecture, com o projecto Muscle – EcoSmart Urban System for a NETZero Living

Gestão Eficiente de Recursos

Vencedor: Prio Biocombustíveis, com o projecto Prio Top Level – Waste to Biofuels
Menção Honrosa: Metropolitano de Lisboa, com o projecto Gota a Gota Poupa – Redução do consumo de água no Metropolitano de Lisboa
Menção Honrosa: Cimpor Cimentos de Portugal – Empresa do Grupo Intercement, com o projecto Instalação de secador para aproveitamento de gases quentes e secagem de combustíveis

Indústria 4.0 – Transformação Digital

Vencedor: BITCLIQ, com o projecto BIG EYE – Smart Fishing
Menção Honrosa: Oikos – Cooperação e Desenvolvimento, com o projecto SmartFarmer

Iniciativa de Mobilização

Vencedor: Ocean Alive, com o projecto Mariscar SEM Lixo
Menção Honrosa: LIPOR – Intermunicipal Waste Management of Greater Porto, com o projecto Geração +

Iniciativa Jovem

Vencedor: Escola Básica e Secundária Rodrigues de Freitas, com o projecto Biocompostor
Menção Honrosa: Agrupamento de Escolas Rio Novo do Príncipe – Cacia, com o projecto Educar para a Sustentabilidade
Menção Honrosa: Escola EB 2,3 D. Afonso IV, Conde de Ourém, com o projecto AGIR

Investigação e Desenvolvimento

Vencedor: Instituto Superior de Engenharia de Lisboa, com o projecto ECO-Zement: Reutilização do resíduo de “cracking” catalítico em leito fluidizado da refinação de petróleo em materiais à base de cimento
Menção Honrosa: Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade Nova de Lisboa, com o projecto BIOTESTE – Testes de diagnostico rápido baseados em biopolímero produzidos por bactérias a partir de resíduos alimentares
Menção Honrosa: Instituto de Biologia Experimental e Tecnológica, com o projecto NutraBrass – Nutracêuticos derivados de Brassicacea: processamento a alta-pressão de excedentes de vegetais crucíferos para recuperação de ingredientes biologicamente activos com efeito na saúde

Mar

Vencedor: Sun Concept, Lda, com o projecto Sun Concept – Solar Boat Builders
Menção Honrosa: ALGAplus Produção e Comercialização de Algas e seus Derivados, com o projecto Cultivo de Algas Marinhas Bio
Menção Honrosa: Instituto Politécnico de Leiria, com o projecto AMALIA – “Algae-to-market lab ideas”, valorização das algas marinhas invasoras da costa Ibérica

Turismo

Vencedor: Neya Lisboa Hotel, com o projecto Sustentabilidade do NEYA Lisboa Hotel
Menção Honrosa: Almáa, Lda, com o projecto Almáa Sintra Hostel
Menção Honrosa: Farmer Experience, com o projecto Campónio – Experiências com verdadeiros produtores

A Cerimónia de entrega de prémios decorreu a par com a V Conferência GPA’17 dedicada ao tema “Cidadania e o Futuro da Sustentabilidade”, onde participaram os oradores internacionais Yoko Ishikura, professora Emeritus na Universidade Hitotsubashi que falou sobre “Sociedade 5.0 – O Cidadão do Futuro” e Beto Pires Ferreira, Partner e Chief Sustainability Officer na Peppery Publicidade, que abordou o tema “Desafios e Oportunidades para a Economia e o Ambiente”.

Da sessão fez ainda parte uma conversa aberta entre os dois oradores convidados, com moderação do jornalista João Fernando Ramos, da RTP.

O GPA é uma plataforma multi-sectorial que promove as boas práticas e a discussão pública para a sustentabilidade, distinguindo as entidades nacionais que se destacam pelo seu contributo para o Desenvolvimento Sustentável de Portugal.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Eduardo Oliveira e Sousa ministro da Agricultura?: “ainda não recebi qualquer contacto”

Partilhar              O antigo presidente da CAP — Confederação dos Agricultores de Portugal, Eduardo Oliveira e Sousa, …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.