Início / Agricultura / Vasco Cordeiro anuncia reforço do investimento em infra-estruturas agrícolas em 2019

Vasco Cordeiro anuncia reforço do investimento em infra-estruturas agrícolas em 2019

O presidente do Governo Regional dos Açores anunciou um investimento de cerca de 11 milhões de euros em infra-estruturas agrícolas em 2019, um reforço de 9% em relação a este ano, no âmbito da redução dos custos de produção das explorações prevista na estratégia regional para o sector.

“No âmbito do Plano de Investimento em que estamos a trabalhar, pretendemos investir cerca de 11 milhões de euros nesta componente de infra-estruturas agrícolas, mais cerca de 9%, para intervir naqueles que são factores da melhoria da competitividade e do rendimento, por via da redução dos custos”, adiantou Vasco Cordeiro.

O presidente do Governo Regional falava segunda-feira, 29 de Outubro, na sessão solene comemorativa do 75.º aniversário da CALF – Cooperativa Agrícola de Lacticínios do Faial, que decorreu na freguesia dos Cedros, uma organização que “tem uma importância decisiva para o desenvolvimento económico da ilha do Faial, sobretudo do seu sector agrícola”.

Acessos, abastecimento de água e electrificação

Na sua intervenção, o presidente do Governo adiantou que o montante se destina, assim, a reforçar a aposta que tem sido feita ao nível dos caminhos de acesso, no abastecimento de água e na electrificação de explorações agrícolas da Região.

No caso particular do Faial, Vasco Cordeiro adiantou que estão previstos investimentos como a reabilitação do reservatório da Praia do Norte, avançar com o prolongamento da rede de abastecimento de água da Lombega (Capelo) à Ribeira do Cabo, o caminho agrícola da Fligueira, no Perímetro de Ordenamento Agrário (POA) Cedros-Salão e a repavimentação de três quilómetros de caminhos florestais e rurais, entre outros.

Nesta sessão solene, o Presidente do Governo adiantou, que há desafios que podem ser vencidos e oportunidades que devem ser aproveitadas, caso do novo Acordo de Comércio Livre entre a União Europeia e o Canadá (CETA), assim como ao nível da própria União Europeia, naquilo que permite de circulação de bens para a disponibilização dos produtos açorianos em mercados comunitários.

Agricultura e Mar Actual

Verifique também

Capoulas Santos atribui à IACA a Medalha de Honra da Agricultura

O actual Ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, Luís Capoulas Santos, , na sua …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.