Início / Lazer / Desporto / Vaivém Oceanário marca presença na Regata de Portugal

Vaivém Oceanário marca presença na Regata de Portugal

O Vaivém Oceanário vai estar em Lisboa, na Regata de Portugal, no Terminal de Cruzeiros de Lisboa, de 3 a 7 de Outubro. O projecto de educação ambiental em movimento do Oceanário de Lisboa estará presente na 1ª edição do evento que pretende celebrar Portugal e o mar português. Esta regata insere-se no World Match Racing Tour, o maior circuito profissional de vela do Mundo.

O Oceanário de Lisboa convida os lisboetas, desde professores e alunos ao público em geral, a compreenderem como o oceano nos influencia, o nosso impacto no oceano e qual é o nosso papel na sua conservação, através de actividades lúdico-pedagógicas gratuitas.

A Regata de Portugal

A Regata de Portugal é um festival que pretende celebrar o Portugal e o mar português. Propõe-se a fazê-lo levando para Lisboa um dos maiores e mais importantes circuitos de vela do Mundo. Mas a vela não é tudo neste grande festival de Portugal e do mar português. A gastronomia, a arte, a música e a sustentabilidade são os outros eixos deste projecto.

A prova divide-se em duas partes: os primeiros 2 dias serão de regatas de frota (todos os barcos ao mesmo tempo) e os 3 dias seguintes do chamado “match racing”, isto é, com corridas feitas aos pares (um barco contra o outro).

Serão no total 8 catamarãs M32 na competição, cada um correspondente a uma marca portuguesa. São elas a Vitacress, a Nacional, a Delta, a Lusitânia, a Gelpeixe, a Santogal, a Guloso e a Olá.

Lançamento Regata de Portugal

Um princípio que começa num Terminal.

Publicado por Regata de Portugal em Segunda-feira, 10 de Setembro de 2018

Conservação do oceano e da biodiversidade marinha

O Vaivém tem como objectivo envolver de forma activa todos os que o visitam, para que se tornem agentes de mudança e que contribuam para a conservação do oceano e da biodiversidade marinha.

Os alunos, do pré-escolar ao secundário, vão poder explorar o maior ecossistema do planeta, residência de mais de 238 mil espécies marinhas e onde há muito por revelar. Nesta viagem de ida e volta, todos vão aprender que o oceano precisa de nós e como podem ajudar a combater uma das maiores ameaças que o oceano enfrenta: o plástico.

O público em geral é convidado a “juntar-se ao movimento” e a compreender como pode contribuir para a conservação do oceano, através da alteração dos seus comportamentos. Reconhecendo o plástico como uma das maiores ameaças ao oceano, todos vão aprender como podem agir activamente, através de conselhos práticos para redesenharem a sua relação com o plástico no dia-a-dia.

Vaivém Oceanário viaja por Portugal desde 2005

O Vaivém Oceanário viaja por Portugal desde 2005 e já visitou mais de 214 municípios de todos os distritos do país, incluindo regiões autónomas, levando a missão do Oceanário de Lisboa a mais de 255 mil participantes.

A próxima paragem do Vaivém Oceanário será no Greenfest no Estoril, de 11 a 14 de Outubro. Para conhecer a rota do Vaivém Oceanário, clicar aqui.

Agricultura e Mar Actual

Verifique também

Montalegre: plano municipal de combate à vespa velutina já fez 13 mil capturas

A Câmara Municipal de Montalegre elaborou um Plano Municipal de Combate à Vespa Velutina, também …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.