Início / Agricultura / Uva de mesa: Dona Uva ganha Prémio ‘Cinco Estrelas 2019’

Uva de mesa: Dona Uva ganha Prémio ‘Cinco Estrelas 2019’

A Dona Uva, marca de uva de mesa portuguesa, venceu pela primeira vez o Prémio Cinco Estrelas, na categoria Fruta, com uma satisfação global de 77,5%.

O sabor e a doçura da Dona Uva foram os preferidos dos mais de 1.100 consumidores que participaram nos testes de experimentação e no amplo estudo de mercado que ajudaram a encontrar os produtos de excelência em cada categoria.

Frescura, aspecto, doçura, sabor

A frescura (10 pontos, o máximo na classificação), o aspecto, a doçura, o sabor e a textura (todos acima de 8 pontos) dos bagos e cachos da Dona Uva foram os critérios sensoriais de avaliação mais apreciados pelos consumidores que experimentaram, ‘às cegas’, as diferentes marcas de uva de mesa a concurso.

Mas não foi só na satisfação com a experimentação que a Dona Uva levou a melhor. Também reuniu maior consenso no que diz respeito à intenção de compra e à relação qualidade-preço do seu produto.

Prémio Cinco Estrelas 2019

O Prémio Cinco Estrelas 2019, na sua quinta edição e que mede o grau de satisfação global dos consumidores de acordo com os cinco principais critérios que influenciam a sua decisão de compra (Satisfação pela Experimentação, Relação Preço-Qualidade, Intenção de Compra, Confiança na Marca e Inovação), vem assim premiar a aposta na qualidade que, desde sempre, tem orientado a estratégia dos produtores da Dona Uva.

“O nosso sistema de produção, totalmente ao ar livre e da forma mais tradicional, confere mais e melhor sabor às nossas uvas. São naturais, têm um sabor verdadeiro, distintivo, e os consumidores notam a qualidade”, diz Mário Rodrigues, director executivo da Frutalmente, a única organização de produtores de uva de mesa em Portugal e proprietária da marca Dona Uva.

Maior esforço de comunicação

Além disso, salienta Mário Rodrigues, “devido ao maior esforço de comunicação que temos feito no último ano e também pela maior presença quer na grande distribuição quer no comércio tradicional, a Dona Uva tem vindo a ganhar níveis de notoriedade muito interessantes. Esta distinção vem reconhecer o nosso trabalho, tanto na produção como na comercialização”.

A Dona Uva é uma marca de uvas, 100% produzida em Portugal, nas regiões do Oeste e do Ribatejo. Além das variedades mais tradicionais, incluindo a tão portuguesa D. Maria, a Dona Uva tem vindo a alargar o leque de oferta, incluindo uvas sem grainha. É certificada em GlobalGAP e, mais recentemente, em referencial BRC Food.

Frutalmente

Fundada em 2012 e reconhecida como Organização de Produtores em 2013, a Frutalmente tem como missão produzir a melhor fruta portuguesa, respeitando a natureza e o meio ambiente.

É a única Organização de Produtores de Uva de Mesa em Portugal e detém as marcas Dona Uva (para uvas de mesa) e Adoora (para outros frutos, como damascos, dióspiros, pêssegos, figos, maçãs, pêras ou bagas goji).

Com 19 produtores associados, em 2018 contou com 220 hectares de vinha em produção e uma facturação superior a quatro milhões de euros.

Agricultura e Mar Actual

Verifique também

Tavira: Feira da Dieta Mediterrânica debate turismo gastronómico sustentável

A VII Feira da Dieta Mediterrânica decorre de 5 a 8 de Setembro em Tavira. …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.