Início / Agenda / União Europeia em debate no Instituto Europeu

União Europeia em debate no Instituto Europeu

O Instituto Europeu junta-se ao grande debate em curso na sociedade sobre o futuro da União Europeia com uma intensa actividade para os próximos meses, a começar já em Março.

Em conjunto com o Instituto Francês de Portugal, está a organizar seis sessões da École Normale Superior, uma das maiores universidades francesas, sob o tema “Uma certa ideia da Europa”, que serão transmitidas em directo (com legendagem) e objecto de debate posterior.

A primeira sessão decorre já no próximo dia 5 de Março, às 18h30, com Toni Negri, seguido de uma mesa-redonda composta por João Cardoso Rosas (Universidade do Minho), José Neves (Universidade Nova de Lisboa) e Eduardo Paz Ferreira (presidente do Instituto Europeu), na Sala de Conferências na Reitoria da Universidade de Lisboa.

Grandes temas da actualidade

Em parceria com a Caixa Geral de Depósitos, organiza também um conjunto de seis conferências sobre grandes temas da actualidade nacional e europeia. A primeira, sob o mote de “Prémios Pessoa falam sobre a Europa”, terá lugar no próximo dia 7 de Março, às 9 horas, no Grande Auditório da Culturgest, em Lisboa, com Eduardo Lourenço, D. Manuel Clemente e Irene Pimentel.

“Ultrapassada, no essencial, a crise do euro, estão criadas as condições para uma União Europeia mais efectiva nas respostas aos cidadãos e na solidariedade entre os povos e Estados”, refere fonte da organização.

Futuro de Portugal

O futuro de Portugal vai-se decidir no quadro de evolução da União e a Caixa Geral de Depósitos entendeu, por isso, associar-se ao Instituto Europeu da Faculdade de Direito para uma série de conferencias que decorrerão de Março a Setembro com uma periodicidade mensal e nas quais serão abordadas as questões fundamentais do ponto de vista económico, ao mesmo tempo que se reflecte sobre os grandes problemas existenciais, culturais e políticos da União.

As sessões vão começar com um debate com várias das pessoas a quem foi atribuído o Prémio Pessoa, uma iniciativa do jornal Expresso, que foi sempre apoiada pela Caixa, e que reconhece a importância de distinguir quem, pelo seu trabalho, se afirmou como referencia incontornável da sociedade portuguesa.

Inscrições até 6 de Março através do email caixageraldedepositos@cgd.pt.

Mais informações aqui.

Agricultura e Mar Actual

Verifique também

INE: Pastagens e culturas forrageiras com bom desenvolvimento

O aumento dos teores de humidade do solo, as temperaturas amenas e a ausência de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.