Início / Agricultura / UE: há acordo sobre novas regras de regras de produção e rotulagem das bebidas espirituosas

UE: há acordo sobre novas regras de regras de produção e rotulagem das bebidas espirituosas

Os negociadores do Conselho e do Parlamento Europeu, com a presença da Comissão Europeia, chegaram ontem, 27 de Novembro, a um acordo político sobre as novas regras de produção e rotulagem das bebidas espirituosas e de registo e protecção das bebidas espirituosas registadas como indicações geográficas (IG).

Saliente-se que o sector das bebidas espirituosas está entre os maiores contribuintes para a economia agro-alimentar na Europa, com mais de um milhão de postos de trabalho gerados pela produção e venda de bebidas espirituosas e 11 mil milhões de euros em exportações em 2017 para todo o Mundo.

Phil Hogan congratula-se

Participando na reunião de negociação, o Comissário da Agricultura e Desenvolvimento Rural, Phil Hogan disse: “Saudamos a conclusão bem sucedida e o acordo alcançado sobre o novo Regulamento sobre Bebidas Espirituosas. Estou confiante que o novo Regulamento proporcionará um quadro legislativo que satisfaça as necessidades do sector e continuará a apoiar o seu crescimento contínuo e substancial. As regras modernizadas garantirão também que os consumidores sejam devidamente informados sobre os métodos utilizados para produzir bebidas espirituosas”.

Rotulagem mais clara

O acordo significa que uma rotulagem mais clara das bebidas espirituosas será garantida em toda a UE e que a sua composição será harmonizada a nível da União.

A criação de um registo das autoridades de controlo dos Estados-membros facilitará igualmente o trabalho das forças de execução nacionais para garantir que os consumidores recebam os produtos genuínos. Termos de bebidas espirituosas registadas como IGs como Cognac, Irish Cream, Genever ou Ouzo também serão melhor protegidos contra o uso indevido de ingredientes e contra o registo de marcas similares.

Principais características do novo regulamento:

  • Clarificação das regras de produção e rotulagem para a maioria das categorias de bebidas espirituosas, incluindo a definição de limites máximos de edulcoração para várias categorias a nível da UE;
  • Melhoramento das regras de rotulagem aplicáveis ​​às bebidas espirituosas se forem combinadas com outros produtos, incluindo outras bebidas espirituosas;
  • Criação de um registo das autoridades de controlo dos Estados-Membros;
  • Aumento da protecção das IG: quando utilizadas como ingredientes, quando em conflito com marcas e também contra mercadorias em trânsito no território da UE;
  • Simplificação suplementar dos procedimentos das IG: o controlo da Comissão centra-se apenas nos elementos de importância para a UE, definições mais claras das alterações a nível nacional e da UE, respeitando plenamente o princípio da subsidiariedade e reduzindo o período de tratamento das candidaturas.

Agricultura e Mar Actual

loading...

Verifique também

Prémio Empreendedorismo e Inovação CA tem candidaturas abertas até 26 de Julho

A 6.ª edição do Prémio Empreendedorismo e Inovação CA (Crédito Agrícola) tem candidaturas abertas até …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.