Início / Agenda / UE abre concurso para apoio à armazenagem privada de azeite virgem

UE abre concurso para apoio à armazenagem privada de azeite virgem

A Comissão Europeia abriu um concurso para a ajuda ao armazenamento privado do sector do azeite. O anúncio foi feito através do Regulamento de Execução (UE) 2019/1882 da Comissão de 8 de Novembro de 2019.

A quantidade mínima de armazenamento por proposta é de 50 toneladas. Podem ser apresentadas propostas para produtos já armazenados. Mas, só podem ser apresentadas propostas na Grécia, Espanha, França, Croácia, Itália, Chipre, Malta, Portugal e Eslovénia.

Os contratos de ajuda ao armazenamento privado abrangem um período de armazenamento de 180 dias.

As propostas ser apresentadas nos sub-períodos seguintes:

  • 21 a 26 de Novembro de 2019;
  • 12 a 17 de Dezembro de 2019;
  • 22 a 27 de Janeiro de 2020;
  • 20 a 25 de Fevereiro de 2020

Se o último dia de um sub-período for feriado, o prazo termina às 12h00 (hora de Bruxelas) do dia útil anterior.

Preços baixos

Refere o Regulamento de Execução (UE) 2019/1882 que os preços dos azeites virgens nos mercados espanhol, grego e português permaneceram continuamente baixos e próximos dos limiares de referência.

Para a Comissão Europeia, a perspectiva de mais uma boa colheita na União, “a acumulação de existências e a actual incerteza no comércio externo criam um desequilíbrio entre a oferta e a procura que, por sua vez, exerce uma pressão no sentido da baixa dos preços dos azeites virgens e provoca uma perturbação grave em muitos segmentos do mercado da União”.

E acrescenta que a Espanha é o maior produtor de azeite da União e líder de preços. Por conseguinte, existe o risco de as suas “existências excepcionalmente elevadas prolongarem e agravarem a perturbação grave do mercado dos azeites virgens na União”.

A fim de reduzir o actual desequilíbrio entre a oferta e a procura e atenuar as difíceis condições de mercado, “importa conceder ajuda ao armazenamento privado dos azeites virgens”, refere o Regulamento.

Um proposta por categoria de azeite

Frisa a Comissão Europeia que, para que vários operadores possam beneficiar da medida, cada operador deverá apresentar, no máximo, uma proposta por categoria de azeites virgens e por sub-período.

“Para que seja eficaz e tenha um impacto real no mercado, a ajuda ao armazenamento privado deve ser concedida para os azeites virgens a granel. Uma vez que o armazenamento de produtos é frequente no sector oleícola, devem também ser aceites propostas para os azeites virgens já armazenados”, acrescenta o Regulamento.

Agricultura e Mar Actual

Verifique também

Campeonato Nacional de Ornitologia em 2020 pode ser nos Açores. Governo Regional apoia

O Director Regional da Agricultura dos Açores manifestou a total disponibilidade do Governo para ser …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.