Início / Agricultura / Três vinhos da Lavradores de Feitoria distinguidos pela Wine Spectator

Três vinhos da Lavradores de Feitoria distinguidos pela Wine Spectator

Três vinhos da Lavradores de Feitoria foram distinguidos internacionalmente pela Wine Spectator. O especialista em vinhos, provador e editor executivo Kim Marcus atribuiu, respectivamente, ao ‘Meruge branco 2014’, ao ‘Meruge tinto 2013’ e ao ‘Três Bagos Grande Escolha tinto 2011’, 90, 91 e 92 pontos.

Se o branco 2014 e o tinto 2013 da marca ‘Meruge’ já estão no mercado, a colheita de 2011 do ‘Três Bagos Grande Escolha tinto’ ainda não. O topo de gama da Lavradores de Feitoria está pronto, e até já se tem mostrado à crítica nacional e internacional, que o tem provado e aprovado. Sendo o melhor da “Selecção” da LF, há que dar-lhe mais uns meses de estágio em garrafa.

O ‘Meruge branco’ é um vinho com estágio em madeira “100 por cento português”. É feito apenas com Viosinho, uma casta autóctone e, com a particularidade de ser proveniente de vinhas de encepamento muito antigo, as chamadas Vinhas Velhas; e é fermentado e estagiado em barricas novas de carvalho português, sendo esta junção inédita. Com a estrutura e a complexidade que apresenta, este é um vinho com enorme potencial de envelhecimento.

O ‘Meruge tinto’ é feito à base de Tinta Roriz, e um apontamento de Vinhas Velhas, é um Douro muito fino e elegante, a lembrar os afamados Pinot Noir da Borgonha. Repleto de notas aromáticas a lembrar frutos vermelhos, tem uma acidez equilibrada, taninos suaves e aveludados. O final de boca é longo e muito agradável. A colheita de 2013 marca a 10.ª edição deste disputado néctar de perfil internacional.

No topo desta lista surge o ‘Três Bagos Grande Escolha’, um tinto que a Lavradores de Feitoria apenas produz em anos de colheitas excepcionais. Feito a partir “do melhor do melhor”: uvas de Vinhas Velhas, com idades superiores a 60 anos, seleccionadas pela sua localização, solo e encepamento. De destacar a vinificação, sendo a fermentação feita nos tradicionais lagares de granito e em balseiros de carvalho, com maceração prolongada.

Agricultura e mar Actual

Verifique também

Apoios aos incêndios: agricultores de Mação e Vila de Rei podem apresentar candidaturas até 15 de Outubro

Os agricultores cujas explorações foram afectadas pelo incêndio que atingiu diversas freguesias dos municípios de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.